Estimular denúncias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo foi uma das principais preocupações da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) de Santa Catarina durante o carnaval do Estado.
Por meio do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) a SOL solicitou a veiculação de spots com frases de conscientização sobre o tema em diversas cidades catarinenses – Itapoá, Penha, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Piçarras, Navegantes, Balneário Camboriú, Dionísio Cerqueira, Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Biguaçu, Palhoça, Garopaba e Balneário Gaivota.
Também foi solicitada a veiculação das frases durante os desfiles das escolas de samba de Florianópolis, Laguna, Joaçaba e São Francisco do Sul, e que todos os proponentes que receberam recursos do Governo do Estado para a realização do carnaval confeccionassem faixas de conscientização como parte da contrapartida social. Foram veiculados, também, spots da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República nos municípios de São Pedro de Alcântara, Praia Grande, Imaruí, Guaramirim, Guaraciaba, Treze Tílias, Urubici e Lages.
Ainda como parte das ações, foram confeccionados – em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – 23 mil leques com a logomarca da campanha e com o número para denúncias (Disque 100). Os leques foram distribuídos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis, em uma parceria para a campanha de carnaval, durante diversos eventos que aconteceram na capital catarinense.
Faixa de conscientização no sambódromo de Florianópolis