Garante classificação para o Mundial o primeiro e o segundo colocados da competição. Por conta disso, a prova terá nomes como o da baiana Ana Marcela, campeã da Copa do Mundo de Maratona Aquática em 2010, e da paulista Poliana Okimoto, também campeã mundial da mesma competição em 2009. Cerca de 200 competidores participam da seletiva. O atleta olímpico Allan do Carmo, da Bahia, que venceu recentemente os 10 quilômetros da represa Billings, em São Bernardo do Campo (SP), e garantiu classificação ao mundial da China, também é esperado na prova.
O evento é uma promoção da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), da Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc) e da prefeitura local, com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).
No sábado, a 19ª Travessia da Ilha de Porto Belo e o 11º Troféu Jasmine farão parte do VI Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina (quarta etapa), que está sendo liderado pelo paulista Luan Ernandes de Sousa, com 71 pontos. Ele já venceu a Travessia Represa Palmeira, a de Itajaí e, em fevereiro, a 6ª Travessia da Represa Palmeiras, em Rio dos Cedros.
Entre as mulheres, a liderança é da catarinense Djenyfer Arnold, de São Bento do Sul, também com 71 pontos, depois de vencer as quatro etapas disputadas. Luan e Djenyfer participarão da prova. O Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina termina dia 26 de março, em Itá, no Oeste do Estado, com a Travessia do Lago de Itá.
A concentração para a largada da 19ª Travessia de Porto Belo será às 7h na Ilha de Porto Belo. A chegada ocorrerá no trapiche dos pescadores. E será neste trapiche, das 7h às 8h, a concentração para a largada da 5ª Volta à Ilha de Porto Belo, que começa às 9h.
Assessoria de Comunicação - Antônio Prado
Informações adicionais: Federação Aquática de Santa Catarina, telefones (48) 3283-5828 e (48) 9962-8022\ 9971-4116