Rio de Janeiro - O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Artur Nuzman, garantiu nesta quinta-feira (17) ao presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, o apoio da entidade à realização do Campeonato Mundial de Handebol Feminino, que Santa Catarina sediará em parceria com o Paraná de 2 a 18 de dezembro deste ano.
Pecos Borsatti esteve na sede do COB para participar de um seminário destinado a estabelecer parcerias com estados e municípios visando aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Pecos pediu apoio do dirigente para a promoção do evento e foi prontamente atendido. Nuzman se colocou à disposição para auxiliar a Fesporte na obtenção de recursos financeiros junto ao Governo Federal e à iniciativa privada. “Nos conhecemos há 30 anos e o Nuzman colocou-se à disposição no que for necessário”, disse o presidente da Fesporte.
Uma série de projetos preparativos ao Rio 2016 foi apresentada pelo COB aos gestores esportivos que participaram do evento. Uma das principais propostas é o cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-Jogos, que vai identificar instalações esportivas do país que atendam requisitos das federações internacionais visando à concentração e à aclimatação das delegações olímpicas e paraolímpicas. “O Brasil vai receber 11 mil atletas de 205 países para o Rio 2016 e a ideia é distribuir as delegações em polos pelo país”, explicou Pecos.
Na primeira quinzena de março, a Fesporte promoverá seminário semelhante em Florianópolis com gestores de esporte de federações olímpicas, de municípios, de universidades e de entidades para repassar as informações e os planos do COB e estimular a participação do Estado no processo olímpico.
Instituições esportivas municipais, estaduais e federais, instituições de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo e outros que possuam instalações enquadradas nos requisitos técnicos poderão participar do processo. Os interessados podem se inscrever a partir desta quinta-feira (17) até o dia 5 de abril através do preenchimento online do formulário disponível no site oficial Rio 2016: www.rio2016.com/treinamentoprejogos.
“O investimento pra receber essas delegações é um investimento para o futuro. A hora em que você faz um upgrade numa instalação você também qualifica os profissionais para usá-la depois e aí vem o legado para as cidades que se preparem para receber as delegações, e também tem a questão financeira, porque a instalação vai cobrar pelos serviços que prestar”, ressaltou Marcus Vinícius Freire, superintendente Executivo de Esportes do Comitê Olímpico.
No dia 5 de maio ocorrerá no Rio de Janeiro um novo seminário promovido pelo COB para orientar os responsáveis por potenciais de treinamento pré-Jogos quanto às próximas fases da escolha. A presença de representante da instalação pré-selecionada é pré-requisito para participação nas fases subsequentes do processo. A divulgação dos locais escolhidos para receber as delegações ocorrerá dia 13 de janeiro de 2012.
Carlos Artur Nuzman, presidente do COB; secretária de Esportes de Maringá (PR), Edith Dias de Carvalho; e Pecos Borsatti, presidente da Fesporte (Foto: divulgação/COB)
Informações adicionais: jornalista Eduardo Correia, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefone (48) 3271-1844
Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte)