A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Santur realizaram, na tarde desta terça-feira (15), a primeira reunião do ano com as Instâncias de Governança Regional (IGRs) de Santa Catarina. Na pauta, o estabelecimento de um prazo para que as Instâncias se organizem com estatuto e regimento interno, a continuidade do Plano Catarina por parte do Estado, o esclarecimento em relação ao papel das IGRs na avaliação dos projetos cadastrados no Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, ao Turismo e ao Esporte (Seitec), e sugestões apresentadas pelo setor.
As Instâncias de Governança Regional estão inseridas no contexto do Programa de Regionalização do Turismo de Santa Catarina. Criadas a partir de 2008, têm o intuito de ampliar a participação da sociedade nos processos decisórios e na gestão da atividade turística, além de servirem como mecanismo para a qualificação e ampliação da oferta turística regional. Cada uma das dez regiões turísticas do Estado apresenta uma IGR – Grande Florianópolis, Encantos do Sul, Caminho dos Canyons, Serra Catarinense, Vale Europeu, Caminho dos Príncipes, Vale do Contestado, Grande Oeste, Caminhos da Fronteira e Costa Verde e Mar. Nove das dez Instâncias estiveram presentes na reunião com a SOL.
“Esse processo de regionalização turística permanecerá com força”, garantiu o secretário Cesar Souza Junior. A diretora do Programa de Desenvolvimento Integrado do Lazer, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, afirmou a importância de Santa Catarina no contexto nacional da regionalização turística: “Nosso Estado está à frente de muitos na implementação plena da política de regionalização, em um processo de gestão adequado à nossa cultura”, sinalizou. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, também esteve presente na reunião.