O Grupo “Teatro Sim... Por Que Não?!!!” retorna aos palcos de Florianópolis com a peça “A vida como ela é”, que reúne cinco histórias escritas por Nelson Rodrigues sobre paixões, traições, dramas e tragédias. Originalmente escritas como crônicas em jornais diários, as histórias ganham versões adaptadas ao teatro. O projeto recebe apoio do Governo de Santa Catarina, por meio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.
O espetáculo estreou em junho de 2010 no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. Em julho do mesmo ano, foi encenado durante seis semanas no Teatro da UFSC e em outubro, subiu ao palco do 15 º Festival Catarinense de Teatro, em Brusque. Em 2011, a temporada de apresentações acontecerá de 07 de janeiro a 20 de fevereiro no TAC, no Centro da cidade, todas as sextas, sábados e domingos, às 21h. A proposta de encenação preserva o texto narrativo de Nelson Rodrigues. É uma representação com “contação” de histórias.
Os atores se alternam nas tarefas de encarnar os personagens e narrar, descrever, comentar. Cada um dos contos explora uma técnica diferente, como o uso de máscaras, ator-narrador, jogo de sombras e silhuetas, formas animadas (ator manipulado por outro ator, como um boneco) e quadros vivos. A música também é elemento presente na encenação e reforça o efeito cômico da cena, com música clássica e canções populares.
A direção é de Luís Artur Nunes, gaúcho radicado no eixo Rio-São Paulo, especialista na obra do escritor brasileiro. Outros convidados especiais do grupo para a montagem são o iluminador Luiz Carlos Nem, o figurinista Luiz Fernando Pereira e o cenógrafo Fernando Marés. José Ronaldo Faleiro faz a assistência de direção.
De acordo com o diretor, ainda hoje é fascinante o universo imaginário, e extremamente brasileiro, que Nelson Rodrigues resgata em suas histórias. “Ele põe o dedo na ferida, nas mazelas da sociedade, com uma imensa teatralidade, criando tragédias realistas com uma camada de ironia, verdadeiras tragicomédias”, explica.
O elenco é formado por Ana Paula Possapp, Berna Sant’Anna, Leon De Paula, Mariana Cândido, Nazareno Pereira, Sérgio P. Cândido e Valdir Silva. Na produção geral, Júlio Maurício e Nazareno Pereira.
Os ingressos custam R$ 30 e estão à venda nas bilheterias do TAC e do Teatro Governador Pedro Ivo Campo, localizado na SC-401, no bairro Saco Grande. Estudantes pagam meia-entrada.
Foto: Divulgação
Com informações da Assessoria de Imprensa do espetáculo