Os atletas de Santa Catarina Tamiris de Liz, Fabiana Beltrame, Tiago Splitter, Douglas Brose e Daniel Tatara serão homenageados na maior festa do esporte brasileiro com o Prêmio Brasil Olímpico 2010, destinado aos destaques do ano. Em sua 12ª edição, a cerimônia de gala promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) terá como tema o esporte e a juventude e será realizada na próxima segunda-feira (20), no Teatro do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.
A joinvilense Tamiris de Liz foi indicada pelo COB como atleta revelação 2010 na categoria escolar. A velocista de 15 anos foi campeã nas provas de 100 metros, 200 metros e revezamento medley nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, disputadas recentemente em Goiânia (GO), com destaque para a conquista do recorde dos 200 metros rasos, com o tempo de 24,01s. Em 2010, devido às vitórias nos 100 metros, 200 metros e revezamento nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Tamiris foi agraciada com o prêmio de atleta revelação dos Jogos Abertos de Santa Catarina e com o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte.
Entre os destaques do ano eleitos pelo COB, figuram a florianopolitana Fabiana Beltrame (remo), o blumenauense Tiago Splitter (basquete), Douglas Brose (karatê), e Daniel Tatara (Hóquei sobre grama), nascido em Mafra. Natural de Cruz Alta (RS), Brose mudou-se para Florianópolis ainda criança, há cerca de 20 anos. O carateca, patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte), é campeão mundial da categoria kumitê até 60 kg. A escolha dos melhores atletas em cada uma das 47 modalidades é realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.
Na cerimônia de premiação, o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, representará o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Rubens Walendowsky, que participará da cerimônia de inauguração das obras de restauro do prédio da antiga Academia do Comércio de Santa Catarina.