A- A A+

Governo entrega Comenda do Mérito Esportivo e Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte

 

O Governo do Estado homenageou personalidades e instituições com a entrega da Comenda do Mérito Esportivo e do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte, edição 2010, em sessão solene do Conselho Estadual de Esporte (CED), nesta segunda-feira (6), no Lira Tênis Clube, em Florianópolis.

 

O evento contou com a presença do tenista Gustavo Kuerten e de sua mãe, Alice; do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Valdir Rubens Walendowsky, representando o governador do Estado, Leonel Arcângelo Pavan; do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Pedro José de Oliveira Lopes, representando o presidente do Conselho Estadual de Esporte (CED), Hercílio Paraguassu Antunes de Freitas; do deputado estadual Gilmar Knaesel, representando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina; do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina, Mário César Bertoncini; do presidente da Associação das Federações Esportivas (AFESC), Samuel Fernando Linhares, além de outras autoridades de Estado e de representantes do meio esportivo.
 

Os homenageados foram Edmar de Oliveira Pinto, Ivan César Ranzolin, Lauro Holzapfel, Paulo Roberto de Miranda Coutinho, Pedro Paulo Machado e Lira Tênis Clube, com a Comenda do Mérito Esportivo; o governador Leonel Arcângelo Pavan e Rubens Fachini, com a medalha do “Gran Mérito Esportivo”; e Bruno Fontes, Tamiris de Liz, Associação Corville de Atletismo, Márcio Goiano, Figueirense Futebol Clube e Júlia de Almeida Weiss, com o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte.

 

Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM
Pedro Lopes, presidente da Fesporte, Gustavo Kuerten e Valdir Walendowsky, secretário de Turismo, Cultura e Esporte (Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM)
 

Ivan Ranzolin, agraciado com a Comenda do Mérito Esportivo e representante dos homenageados, agradeceu a honraria e evidenciou a alegria e a emoção por recebê-la. Também deixou uma mensagem aos jovens: “Sejam protagonistas não só na prática dos esportes, mas também na sua organização, pois não existe atleta sem retaguarda forte e organizada”, disse. “O esporte é garra, emoção e dedicação, e com resultados fantásticos os catarinenses têm honrado nosso Estado e nosso país”, finalizou.

 

Assim como nas outras edições, Gustavo Kuerten entregou o troféu que leva seu nome a cada um dos vencedores nas categorias de melhor atleta, atleta-revelação, entidade esportiva, técnico esportivo, equipe e para-atleta. Guga parabenizou todos os agraciados e disse ser uma honra estar presente na ocasião. “É um privilégio para mim. O prêmio conseguiu agregar um valor importante. Que este troféu seja guardado em um lugar especial, ou na imaginação daqueles que o almejam, e que signifique felicidade, alegria, amor, amizade, família e esporte”.

Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM
Gustavo Kuerten e os premiados de 2010 (Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM)

 

Pedro José de Oliveira Lopes, presidente da Fesporte, representando o Conselho Estadual de Esporte, ressaltou a importância da criação do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) e da execução do calendário esportivo no Estado. “Estamos encerrando um ciclo, cumprindo todos os eventos da grade de programação dos eventos esportivos. Nada disso seria possível sem a criação do Fundesporte, graças à pujança da nossa economia, que dá apoio financeiro para realizar a infraestrutura e para o desenvolvimento dos atletas”.

 

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Rubens Walendowsky, representando o governador do Estado, congratulou os premiados e também Gustavo Kuerten, “por tudo o que fez e faz pelo esporte e pelo Brasil”. Ressaltou ainda a relevância dos Fundos Estaduais de Incentivo ao Turismo, à Cultura e ao Esporte (Funturismo, Funcultural e Fundesporte). “O Fundesporte é uma ferramenta essencial para que estivéssemos hoje aqui. Toda a programação de 2010 foi religiosamente cumprida, prestando um serviço de qualidade à sociedade catarinense. Cada vez mais o nosso comprometimento será pelo amor, não só pelo Estado de Santa Catarina, mas por todas as pessoas que o compõem. O nosso Estado nunca vai poder ser o maior, mas pode ser o melhor”.

 

No encerrramento da cerimônia, Walendowsky lembrou a imagem protagonizada pelo “manezinho” em Roland Garros em 2001, uma das cenas mais emocionantes do tênis. “Gostaria de deixar uma mensagem em nome do Governo do Estado, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e das nossas vinculadas, Fesporte, Santur e FCC: o nosso coração é do tamanho daquele que o Guga desenhou naquele momento”.

 

Comenda do Mérito Esportivo - Título outorgado anualmente pelo Conselho Estadual de Esporte aos que se destacam ou prestam relevantes serviços ao esporte catarinense ou nacional.


Os novos Comendadores do Esporte Catarinense são: Edmar de Oliveira Pinto (professor e ex-atleta de futebol, atletismo e futsal), Ivan César Ranzolin (ex-deputado estadual e federal ligado ao esporte e ex-atleta do basquete), Lauro Holzapfel (ex-atleta de atletismo, professor de educação física e dirigente esportivo), Paulo Roberto de Miranda Coutinho (radialista e colunista, ex-atleta de basquete, futsal e futebol, técnico, preparador físico, dirigente esportivo), Pedro Paulo Machado (jornalista esportivo, ex-jogador de futebol, ajudou na fundação a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina - Acesc) e Lira Tênis Clube (referência na comunidade catarinense com 84 anos de história), na pessoa de seu presidente, José Guayanaz de Lima.

Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM 

Lauro Holzapfel, Pedro Paulo Machado, Ivan César Ranzolin (à frente), Paulo Roberto de Miranda Coutinho, José Guayanaz de Lima (Lira Tênis Clube) e Edmar de Oliveira Pinto (fundos). Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM


Além da comenda e do diploma, os homenageados receberam também um troféu com a imagem de Arthur Schlösser, idealizador dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em referência à comemoração pela quinquagésima edição dos Jasc neste ano.

 Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM
Troféu Arthur Schlösser (Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM)

A comenda foi instituída pela Resolução 1/94 do CED, órgão composto por 21 membros, sendo 10 indicados por entidades da sociedade civil organizada e de setores esportivos catarinenses, 10 indicados pelo governador do Estado, dentre personalidades da área do esporte, atuantes e de reconhecida idoneidade, além de um membro nato, que é o presidente da Fesporte.

 

Medalha do Gran Mérito Esportivo - Receberam homenagem especial como reconhecimento do esporte de Santa Catarina com a medalha do “Gran Mérito Esportivo” o governador, Leonel Arcângelo Pavan, representado pelo secretário Walendowsky, e Rubens Fachini, que colaborou com Arthur Schlösser na implantação dos Jogos Abertos de Santa Catarina e sempre se dedicou à causa do esporte catarinense. “Fico muito lisonjeado, a gente deve isso tudo ao ‘Seu’ Arthur Schlösser, que nos ensinou a trilhar pelo lado do esporte, que nos deu esses ensinamentos bons, usando o coração: sempre coloque o coração à frente, em tudo o que faz”, declarou Fachini.

Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM       Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM 

Pedro Lopes e Valdir Walendowsky                                Lopes, Rubens Fachini e Walendowsky

Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte –
Honraria concedida aos destaques do ano em seis modalidades: melhor atleta, atleta-revelação, melhor entidade esportiva (incluindo federação, clube, academia ou escola), melhor técnico esportivo, melhor equipe e melhor para-atleta.

 

Bruno Fontes, eleito o melhor atleta do ano, é integrante da equipe de vela olímpica brasileira desde 2001, e conquistou em 2010, na classe Laser, os títulos de tetracampeão brasileiro, medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos, tricampeão sul-brasileiro, vice-campeão sul-americano, além de alcançar a oitava colocação no Mundial, finalizando o ano na sexta posição do ranking da Federação Mundial de Vela. “Fico muito feliz, é a minha história de vida sendo valorizada. porque já são 22 anos velejando, tenho diversos títulos, e veio coroar um ano tão importante pra mim, e incentivar para que outras vitórias venham, como o Pan-americano e as Olimpíadas, que são meus próximos objetivos”, disse.

 

Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM

Pedro Lopes, presidente da Fesporte, Gustavo Kuerten, Bruno Fontes e Valdir Walendowsky, secretário de Turismo, Cultura e Esporte (Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM)

 

Tamiris de Liz, representada pela irmã, Lilian Maira de Liz, é a atleta-revelação de Santa Catarina em 2010. A joinvilense de 15 anos conquistou a medalha de ouro nas provas de atletismo de 100m rasos, 200m rasos e no revezamento 4x100m nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, na Olimpíada Estudantil Catarinense, nos Jasc. Também venceu os 100m rasos no campeonato estadual de menores. Está competindo em Goiânia (GO) as Olimpíadas Escolares Brasileiras, disputada por atletas de 15 a 17 anos, e já conquistou três medalhas de ouro e bateu o recorde dos 200m medley com 24seg01, além de ajudar a melhorar a marca do revezamento medley com 2min18seg. Foi 1º lugar na prova dos 100m rasos feminino com 11seg87. “A Tamiris chegou em casa pulando de alegria por ter ganhado o troféu Gustavo Kuerten. Este prêmio representa muito porque é o futuro dela e é um estímulo para continuar batalhando. Pena que não está aqui, mas nós estamos por ela”, falou a mãe da atleta, Luíza Rosa de Liz.

 

Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM

Pedro Lopes, presidente da Fesporte, Gustavo Kuerten, Lilian Maira de Liz representando Tamiris de Liz e Valdir Walendowsky, secretário de Turismo, Cultura e Esporte (Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM)

A Associação Corville de Atletismo, de Joinville, ficou com o troféu de destaque do ano na categoria melhor entidade esportiva. Tem como objetivo principal a promoção, a coordenação e a divulgação de atividades ligadas ao atletismo, especialmente as corridas de rua, pista, campo e caminhadas. Conta atualmente com 458 associados ativos e com a participação de mais de 3.000 atletas por ano nos eventos que promove. Em 2010, representou Joinville no atletismo nos Jasc, sagrando-se campeã nos naipes masculino e feminino. “Esse prêmio chegou em boa hora, pois neste ano estamos comemorando 25 anos de fundação. Temos muito a agradecer os atletas que se reuniram como amigos para começar a correr e formaram essa associação, que hoje está profissionalizada, e recebe esse prêmio das mãos do Guga, um ícone mundial do esporte”, declarou Cristiano Berezoski Schattschneider, presidente da Corville.

   

 Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM

Pedro Lopes, presidente da Fesporte, Gustavo Kuerten, Cristiano Berezoski Schattschneider, presidente da Corville, e Valdir Walendowsky, secretário de Turismo, Cultura e Esporte (Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM)      

 

O Figueirense Futebol Clube celebrou os dois troféus: melhor técnico esportivo para Márcio Goiano e melhor equipe. “Sabemos a importância e o peso dessa conquista. Ser homenageado é tudo em função de ter conseguido realizar um trabalho bem feito e o resultado disso fez com que hoje eu ganhasse esse prêmio, porque a gente sabe como é o esforço, a luta, o empenho do dia a dia do nosso trabalho”, disse Márcio Goiano, ex-jogador e ídolo do Figueirense, que comandou o clube na campanha de retorno à série A do Campeonato Brasileiro.

 

Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM

Pedro Lopes, presidente da Fesporte, Gustavo Kuerten, Márcio Goiano e Valdir Walendowsky, secretário de Turismo, Cultura e Esporte (Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM)   

 

Nestor Lodetti, presidente do Figueirense Futebol Clube, complementou: “É o reconhecimento de um trabalho profissional, de pessoas competentes que nós escolhemos para estarem na gestão do clube e também, evidentemente, da comissão técnica e dos atletas”. O time conquistou antecipadamente o acesso à elite do futebol brasileiro com o título de vice-campeão da série B de 2010.

 

Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM

Pedro Lopes, presidente da Fesporte, Alice Kuerten, Gustavo Kuerten, Nestor Lodetti, presidente do Figueirense, e Valdir Walendowsky, secretário de Turismo, Cultura e Esporte (Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM)   

 

Júlia de Almeida Weiss foi premiada na categoria melhor para-atleta. Em 2010, destacou-se no Parajasc com as medalhas de bronze no lançamento de dardo e de disco. Também participou das travessias aquáticas da Lagoa do Peri, de Bombinhas e da Ponta do Papagaio, além do Festival de Natação Adaptada. “Primeiramente, esse prêmio é um grande incentivo, não só para eu continuar no esporte como para alguém que tenha alguma deficiência. É uma grande honra, e agora é cada vez treinar mais, ter mais garra e vontade, fazer mais esporte, conhecer muitas outras modalidades, e continuar, porque eu faço com muito prazer. É uma grande iniciativa colocar uma categoria de para-atleta nessa premiação”, ressaltou.

 

Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM

Pedro Lopes, presidente da Fesporte, Gustavo Kuerten, Júlia de Almeida Weiss e Valdir Walendowsky, secretário de Turismo, Cultura e Esporte (Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM)   

 

A 3ª edição do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte foi marcada por duas novidades: a inclusão da categoria de melhor para-atleta e a alteração do nome do prêmio, do qual foi retirado o termo “olímpico” com o objetivo de contemplar todas as modalidades esportivas. Em seu discurso, Guga também evidenciou importância da introdução da nova categoria. “Acho que incluir o troféu para o melhor para-atleta foi um diferencial positivo desta edição, pela disciplina, coragem, pelo que representa”.

 

O processo de escolha foi realizado em duas etapas. A primeira, por meio de votação popular e aberta, feita pela Internet em cada uma das seis modalidades, no período de 27 de setembro a 21 de novembro. Em seguida, a lista dos três nomes mais votados em cada categoria foi entregue aos conselheiros do CED, que elegeram os premiados por votação secreta.

 

A premiação foi instituída pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 1.279, de 16 de abril de 2008, alterado pelo Decreto nº 3.515, de 24 de setembro de 2010, recebe apoio do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) e é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do Conselho Estadual de Esporte e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito