No Salão do Turismo, a Rota da Amizade, formada pelos municípios de Videira, Piratuba e Treze Tílias, que participa desde a primeira edição da feira, realiza, nesta edição, degustações diárias de vinhos e frios de empresas nacionais da região. As maçãs de São Joaquim, in natura e secas em processo artesanal também são um sucesso na feira. Nesta sexta-feira, foi a vez da paçoca de pinhão e dos vinhos da Serra Catarinense á mesa. “A cada ano o evento fica mais interessante porque percebemos que já somos uma rota reconhecida do destino Santa Catarina”, diz o vice-presidente da Rota da Amizade, Jaime Telles. Gastronomia, artesanato, música, danças típicas e produtos dos roteiros comercializados pelo estado no Salão do Turismo atraem o público que vem conhecer de perto o que faz de Santa Catarina o Melhor destino do Brasil, eleito em 2007 e 2008 em dois prêmios distintos e o anfitrião da ABAV 2008. “Com as políticas de descentralização dos recursos do Funturismo – Fundo de Incentivo ao Turismo criado há três anos - para projetos prioritários em cada uma das nove regiões turísticas do estado e a governança regional temos conseguido estruturar os roteiros e segmentos de acordo com as políticas nacionais do Ministério”, afirma a gerente de políticas de turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Liz. O modelo catarinense de desenvolvimento e promoção turística foi apresentado ao ministro do Turismo, Luiz Barreto, no segundo dia da feira, durante sua visita ao estande do estado na Feira.
Arte ao vivo
As atrações catarinenses se revezam no palco principal e no estande de Santa Catarina. O Grupo Folclórico Sonnenschein, de danças típicas Alemãs e o Grupo Folclórico Schuhplattler, com danças típicas Austríacas promovem espetáculos diários. No estande institucional, localizado bem no acesso da feira, o estado se destaca pelas paisagens famosas estampadas em painéis gigantes que exibem belezas naturais e pontos turísticos dos destinos catarinenses. No terceiro dia do Salão do Turismo, as princesas da Oktoberfest atraíram uma série de visitantes, que formaram fila para tirar fotos ao lado das representantes os imigrantes alemães com forte presença na região do Vale Europeu. O artesanato é confeccionado no estande durante toda a tarde pelo escultor Starback Schneider, que talha peças em madeira vestido com traje típico austríaco e Valdir Agostinho, ilustre representante do ilhéu ou o próprio “manezinho da Ilha” mostrando a irreverência, a simpatia e o espírito cosmopolita da capital do Estado, Florianópolis. A artista Silvana Pujol é um espetáculo à parte com sua demonstração da pintura em ovos, uma arte herdada dos colonizadores europeus. A artista plástica é de Pomerode, cidade mais alemã do Brasil, localizada no Vale Europeu, em Santa Catarina. Nos auditórios onde acontece a programação de palestras e reuniões, os temas como descentralização de recursos para o desenvolvimento do turismo em âmbito regional, as políticas direcionadas ao turismo sustentável contam com a participação de Santa Catarina. Nesta sexta-feira, a gerente de políticas de turismo do estado, Elisa Liz, discutiu a governança e cooperação local no turismo com os interlocutores nacionais dos demais estados no Núcleo de Conhecimento do Salão do Turismo. “É uma oportunidade de trocarmos experiências e informações sobre como estão sendo conduzidas estas políticas em outras regiões do Brasil”, disse Elisa. Santa Catarina tem apresentado a evolução dos programas já implantados pela Secretaria, desde 2007. O programa de capacitação da mão-de-obra para o Turismo, em parceria com a Santur – empresa de promoção do turismo catarinense - e o SENAC já formou 150 profissionais só na Grande Florianópolis. A Governança Regional para o desenvolvimento do turismo, que consiste na realização de Fóruns de Regionalização do Turismo, já passou pelas nove regiões turísticas catarinenses, atingindo mais de 500 gestores municipais de turismo. A sensibilização acontece pelo programa Turismo na comunidade, que tem o objetivo de mostrar para a sociedade a importância desta atividade para a melhoria dos índices sócio-econômicos nos municípios, realizou 399 reuniões, atingindo 7.980 pessoas. O programa de segmentação turística, que deve dar mais sustentação á comercialização dos destinos catarinenses trabalha três segmentos no estado: o turismo de negócios, o turismo de aventura e o turismo GLS.