Ao todo serão 27 delegações estaduais, conforme informação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que organiza a competição. A única exceção é o Amapá, que não se inscreveu. As disputas acontecem nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez.
Para formar a delegação catarinense que embarca na próxima semana para Goiânia, a Fesporte realizou, no período de 13 a 17 de novembro, na cidade de Timbó, a etapa Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina e os campeões individuais e de cada modalidade, além das coletivas, garantiram sua participação no evento nacional.
O grupo catarinense em Goiânia terá 156 atletas de 64 escolas do Estado e 31 municípios catarinenses. Duas modalidades ainda estarão disputando a primeira divisão este ano, porque terminaram as competições do ano passado em sétimo lugar: o handebol feminino e o vôlei masculino. Santa Catarina estará na Divisão Especial nas demais modalidades.
Os representantes catarinenses nas Olimpíadas Escolares Brasileiras nas modalidades coletivas serão a EEB Francisco Mazzolla, de Nova Trento, no vôlei feminino (equipe campeã brasileira em 2009) e a EEB Anísio Vicente de Freitas, de Santo Amaro da Imperatriz, no masculino. No basquete feminino, a CE Topo, de Chapecó, e o CNEC Dr Júlio Neves, de Concórdia, serão os representantes. No handebol, o Colégio Energia, de Criciúma, no feminino, e Colégio de Aplicação da Univali, de Itajaí, no masculino. No futsal, a EEB Paulo Schieffler, de Caçador, no feminino, e o Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul, no masculino.
Em 2009, Santa Catarina conquistou um total de 28 medalhas, sendo 11 de ouro, nove de prata e oito de bronze, além de seis troféus nas disputas coletivas e ainda um recorde brasileiro na natação. Apenas o handebol feminino e o vôlei masculino não subiram ao pódio.
Assessoria de Imprensa da Fesporte