A- A A+

Tony Eduardo de Lima e Silva conquistou o 2º lugar no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu pela categoria faixa preta adulto, peso pesado. Disputado neste sábado e domingo (20 e 21) na Arena Multiuso de São José (SC), o torneio é considerado o evento de maior prestígio da modalidade no país organizado pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu.

 

Após passar pelas quartas de final, Tony enfrentou Renato Cavalcanti de Castro, da equipe Asle de Recife, na semifinal. “É um atleta muito técnico, que acabei vencendo por finalização (estrangulamento nas costas) com pouco mais de seis minutos de combate”, disse o lutador catarinense. A final foi contra o campeão mundial Nivaldo de Oliveira, da equipe Check Mat de São Paulo. “Em um duro combate, ele acabou me vencendo por dois pontos”, contou.
 

Com uma séria lesão no joelho, Tony relata que não pôde se preparar da maneira devida na prática da luta. “Tenho me focado no condicionamento físico através da musculação e do treinamento funcional, orientado pelo meu treinador Fabricio Proner. Meu médico e minha fisioterapeuta tornaram possível a minha participação e, consequentemente, o bom resultado no evento”.
 
O próximo desafio de Tony será a World Cup 2010, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de dezembro. O atleta recebe patrocínio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).

Foto: divulgação
Tony Eduardo de Lima e Silva (à esquerda), vice-campeão sul-americano peso pesado de jiu-jitsu (Foto: divulgação)

 

Histórico - Tony Eduardo de Lima e Silva pratica jiu-jitsu desde os 12 anos de idade. Após dez anos de treinamento, aos 22, recebeu a faixa preta dos professores Rilion e Crolin Gracie. Hoje, aos 29, tem formação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é instrutor de tiro esportivo e combate policial, qualificado pelo Exército dos Estados Unidos no programa Combatives – método oficial de combate desarmado. Também atua desde 1995 como professor na Escola de Tiro .38, fundada por seu pai, Tim, em Florianópolis, em 1992.

 

O atleta já foi professor de jiu-jitsu na Academia Ralph Gracie, em São Francisco, nos Estados Unidos, nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2009; na Dynamic Martial Arts, em Modesto, nos Estados Unidos, em 2006, 2007 e 2009; na Tiger Muay Thai, em Phuket, na Tailândia, em 2008; e na Shanghai Brazilian Jiu-Jitsu, em Xangai, na China, de 2008 a 2010.

 

Também ministrou seminários e ofereceu treinamentos em diversos países, como Estados Unidos, Grécia, China, Tailândia e Nova Zelândia. Foi professor de membros da SWAT, US Army Rangers, US Navy Seals e US Marines, a elite policial e militar norte-americana.

 

Entre os títulos mais importantes, destacam-se as sete vezes em que venceu o Sul-Brasileiro. Tony acumula ainda as conquistas de campeão sul-americano, campeão asiático em 2008, medalha de bronze no Mundial de Jiu-Jitsu de 2008 e campeão americano em 2009.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito