A- A A+

O lutador catarinense Tony Eduardo de Lima e Silva compete no Sul-Americano de Jiu-Jitsu pela categoria faixa preta adulto, peso pesado, neste sábado e domingo (20 e 21), na Arena Multiuso de São José (SC). O atleta recebe patrocínio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).

O evento homologado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu será disputado em sistema de eliminatória simples. A competição é dividida em categorias de idade (juvenil, adulto, máster e sênior), peso (dez divisões, de galo a absoluto), graduação (faixas azul, roxa, marrom e preta) e sexo (masculino e feminino). Paralelamente ao campeonato principal, a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) promove o Sul-Americano de Estreantes, com o objetivo de incentivar os iniciantes, somente para faixas brancas nos dois naipes.

A premiação para o campeão da faixa preta na categoria adulto masculino absoluto é uma passagem aérea para disputar o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, que será realizado entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2011, em Lisboa, Portugal. Será sorteada outra passagem para a mesma competição entre os campeões da faixa preta na categoria adulto masculino e da faixa marrom/preta na categoria adulto feminino.

O site www.sultatame.net transmitirá o evento ao vivo nos dois dias de competição. O cronograma do Sul-Americano de Jiu-Jitsu pode ser visualizado em http://www.cbjj.com.br/cronosul2010.htm.

Histórico - Tony Eduardo de Lima e Silva pratica jiu-jitsu desde os 12 anos de idade. Após dez anos de treinamento, aos 22, recebeu a faixa preta dos professores Rilion e Crolin Gracie. Hoje, aos 29, tem formação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é instrutor de tiro esportivo e combate policial, qualificado pelo Exército dos Estados Unidos no programa Combatives – método oficial de combate desarmado. Também atua desde 1995 como professor na Escola de Tiro .38, fundada por seu pai, Tim, em Florianópolis, em 1992.

O atleta já foi professor de jiu-jitsu na Academia Ralph Gracie, em São Francisco, nos Estados Unidos, nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2009; na Dynamic Martial Arts, em Modesto, nos Estados Unidos, em 2006, 2007 e 2009; na Tiger Muay Thai, em Phuket, na Tailândia, em 2008; e na Shanghai Brazilian Jiu-Jitsu, em Xangai, na China, de 2008 a 2010.

Também ministrou seminários e ofereceu treinamentos em diversos países, como Estados Unidos, Grécia, China, Tailândia e Nova Zelândia. Foi professor de membros da SWAT, US Army Rangers, US Navy Seals e US Marines, a elite policial e militar norte-americana.

Entre os títulos mais importantes, destacam-se as sete vezes em que venceu o Sul-Brasileiro. Tony acumula ainda as conquistas de campeão sul-americano, campeão asiático em 2008, medalha de bronze no Mundial de Jiu-Jitsu de 2008 e campeão americano em 2009.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito