A Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa, instituída por meio do Decreto nº 4.892, de 17 de outubro de 1994, é um prêmio simbólico conferido a autores de reconhecidas obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina ou a pessoas que tenham contribuído para o enriquecimento ou para a defesa do patrimônio artístico e cultural catarinense. A concessão da Medalha é competência do Governador, por indicação do Conselho Estadual de Cultura, feita em votação secreta, por dois terços de seus membros.
Os agraciados com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa no ano de 2010 são: Associação Coral de Florianópolis (música, Florianópolis), Berenice Gorini (artes plásticas, Nova Veneza), Caderno de Cultura do Jornal Notícias do Dia - Plural (letras, Florianópolis), Grupo Armação (teatro, Florianópolis), João Paulo Silveira de Souza (letras, Florianópolis), Liselott Trinks - in memoriam (dança, Joinville), Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes (instituição, Blumenau), Sociedade Harmonia Lyra (instituição, Joinville), Rute Ferreira Gebler (música, Florianópolis) e Victor Antônio Peluso Júnior - in memoriam (patrimônio, Florianópolis).
A entrega do prêmio é feita anualmente na data de aniversário do patrono, dia 24 de novembro, em ato solene presidido pelo Governador do Estado. Neste ano, a solenidade acontecerá às 20h no Teatro Álvaro de Carvalho, localizado à Rua Marechal Guilherme, nº 26, no Centro de Florianópolis.