Nesta quinta-feira (18), nos jogos válidos pelo naipe feminino do Moleque Bom de Bola, a equipe da EBM Maria Ozório Zummer de Tangará venceu o time da EMEB Lucinda Pscheidt, de Rio Negrinho, por 3 a 0. Ainda a EEB Estanislau Schumann, de Bela Vista do Toldo, venceu a equipe da EEF Bernardo Rohden, de Salete, por 2 a 0.
No masculino, a EEB Anunciata Sperandio, de Peritiba, goleou o grupo da EEB Prof. Aurora Jablonski por 8 a 0. Também o CNEC Marcos Olsen, de Caçador, venceu o time da Cemma, de Mafra, por 1 a 0 e o CE Recriarte, de Camboriú, venceu o time do EEB Bom Pastor por 2 a 1. Nesta sexta-feira (19) serão definidas as equipes semifinalistas da disputa. No sábado (20) acontecem os cruzamentos que apontarão as equipes finalistas e no domingo (21) pela manhã a decisão do título nos naipes masculino e feminino da edição 2010 do Moleque Bom de Bola.
O Campeonato Catarinense Escolar “Moleque Bom de Bola” é uma promoção do Governo de Santa Catarina e da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com a RBS TV e a Parati Alimentos, com execução da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A etapa estadual reúne em Rio Negrinho 20 escolas de 17 municípios e cerca de 420 atletas.
Equipe da EBM Ivone Teresinha Garcia disputa Moleque em busca de mais um título
Projeto social e esportivo pretende ajudar meninas carentes em Camboriú
Há dez anos um grupo de pessoas se reuniu para criar a Associação Camboriú de Futebol Feminino, baseado num projeto social que visava resgatar meninas com potencial esportivo e que estivessem vivendo em áreas de risco nos bairros mais pobres do município localizado próximo a Balneário Camboriú, no litoral, e que tem cerca de 50 mil habitantes.
Nesta semana, o time está na cidade de Rio Negrinho, onde acontece a etapa Estadual do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, o Moleque Bom de Bola, que segue até o próximo domingo (21), quando serão conhecidos os campeões da 19ª edição.
Através de um convênio com a escola EBM Ivone Teresinha Garcia, a associação seleciona atletas, faz testes e matricula as meninas interessadas, para que elas estudem e possam ainda praticar um esporte, no caso o futebol. Hoje a equipe tem um trabalho reconhecido e participa de competições esportivas no estado, como o Moleque, os Jesc e a Olesc.
Campeã em 2007, a equipe volta ao cenário de competições do Moleque 2010 com força em busca de mais um título. O time treinado pelo técnico Rubens José Marçal segue invicto na disputa e é apontado por alguns como um dos favoritos ao título do naipe feminino. Na rodada de abertura, dia 17, venceu a equipe da EBM Leoberto Leal, de Blumenau, por 3 a 0 e nesta quinta-feira (18), ganhou do time da EEB Vendelino Seidel,de Iporã do Oeste, por 3 a 1.
“As meninas estudam na parte da manhã e precisam ter média acima de 7 para continuarem frequentando o grupo de futebol. Elas almoçam na escola e à tarde treinam conosco no campo de futebol da Fundação Municipal de Esportes”, revela o técnico camboriuense.
Em 2007, quando o grupo se sagrou campeão do Moleque Bom de Bola, pelo menos duas das meninas foram levadas para testes na peneira do Santos (SP). “Nosso objetivo é dar um futuro para essas meninas”, conta Rubens, que ainda tem a ajuda do auxiliar técnico Anderson Cardoso e de Rosilda Aparecida dos Santos.
Além da escola, o time ainda conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Camboriú e os patrocínios de duas empresas que ajudam na compra dos materiais esportivos e uniformes.
Camboriú venceu o time de Iporã do Oeste por 3 a 1 (Foto: Claudia Sanz/Fesporte)
Assessoria de Imprensa da Fesporte
Acompanhe a cobertura completa do Moleque Bom de Bola em http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/atividades/moleque/moleque.htm