Igor Amorelli conquistou a 6ª posição do Mundial de Ironman 70.3 em Clearwater, na Flórida, Estados Unidos, no último sábado (13). Com este resultado, a apenas 13 segundos do 5º lugar, foi o melhor atleta sul-americano na prova, único entre os dez primeiros colocados. O triatleta é patrocinado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).
Este foi o evento do ano mais esperado pelo atleta, que aos 26 anos disputou a prova na categoria de elite. “Eu gostei, estou muito contente com o resultado”, disse Amorelli, que compete na distância 70.3 desde 2008. Depois de um início de ano se poupando de participar de algumas competições e segurando o ritmo nas provas de retorno, Igor chegou ao segundo semestre confiante no seu objetivo, especialmente depois de garantir o vice-campeonato do Ironman Brasil 70.3 pelo terceiro ano consecutivo, em setembro.
Prova - O percurso é de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, que correspondem à metade das distâncias em milhas da prova de Ironman, por isso a competição também é chamada de Meio Ironman. A denominação 70.3 se refere à soma das distâncias da prova em milhas: 1.2 de natação, 56 de ciclismo e 13.1 de corrida.
A largada em Clearwater foi de tempo frio, com ventos de 12km/h. Equipado com a última geração em roupas de borracha, Igor concluiu a modalidade de natação liderando o segundo pelotão, com uma diferença de 50 segundos dos líderes. No ciclismo, as boas condições do asfalto e o circuito plano elevaram as médias. O triatleta catarinense pedalou forte e realizou uma das melhores parciais do dia, concluindo a etapa em 8º lugar. Na corrida, conquistou mais duas posições e travou nos últimos 10km uma batalha na busca pela 5ª colocação até os metros finais.
Ironman 70.3 - Considerado um dos principais eventos do triatlo mundial, o Ironman 70.3 em Clearwater teve a participação de mais de 1.800 competidores de diversas nacionalidades. Os atletas conquistaram a vaga para disputar a prova com a classificação nas etapas anteriores, cerca de 50 competições realizadas pelo mundo. Esta foi a última edição do evento realizada na cidade de Clearwater. Em 2011, os melhores triatletas da distância se reunirão em Las Vegas, Nevada. Igor Amorelli já planeja brigar pela vaga no Mundial no Ironman 70.3 de Porto Rico, em março.
Com informações da Assessoria de Imprensa do atleta