Os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) na faixa de 15 a 17 anos encerrou no final da tarde desta segunda-feira (15) na cidade de Timbó. A competição foi realizada em dois dias, com a participação de 1.175 pessoas, entre atletas e dirigentes, representando 216 escolas de 84 municípios e 30 SDRs. Os campeões de cada uma das modalidades garantiu a classificação para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecem de 3 a 12 de dezembro, em Goiânia (GO).
Nas modalidades individuais como o atletismo, os resultados não chegaram a surpreender, uma vez que muitos dos medalhistas e vencedores das provas já haviam vencido a competição do ano passado e também foram os representantes do Estado nas Olimpíadas Escolares. Foi o caso de Felipe Leal, de Rio do Sul, campeão da prova do disco. Tamiris de Liz, de Joinville, nas provas de 100 e 200m rasos foi imbatível e garantiu sua classificação com folga. A atleta joinvilense venceu todas as provas que disputou em 2010, inclusive Joguinhos, Jogos Abertos e Olesc. Até o ano passado ela, que já é campeão brasileira e sul-americana escolar, participava das competições de 12 a 14 anos. Desireé Ramos, de Joinville, foi a campeã do arremesso do peso e ainda Ramires Machado Lopes, de Criciúma, que ganhou dois ouros nas provas de salto em distância e salto triplo.
Outra modalidade individual definida nesta segunda-feira foi o xadrez, com as vitórias de Leonardo Sampaio, do Colégio Bom Jesus São José, de São Bento do Sul, e Amanda Paul Dull, do IEE de Florianópolis, no feminino. No tênis de mesa, os classificados foram Guilherme Santos, da EEB Marcos Rovaris, de Criciúma, e Rafael Mendes, da EEB Adelina Régis, de Videira. No feminino, Tainá Silva, da EEB Frederico Frendrich, de São Bento do Sul, e Débora Zuelow, da EEB Emílio Baugarthen, de Blumenau.
Nas modalidades coletivas as duas equipes consideradas favoritas ao título do vôlei confirmaram suas vitórias e carimbaram a passagem para Goiânia. Foi o caso do time feminino da EEB Francisco Mazzolla, de Nova Trento, que obteve 3 vitórias por 2 sets a 0 e mais vez será a representante catarinense na etapa nacional. No masculino, o time campeão foi da EEB Anísio Vicente de Freitas, de Santo Amaro da Imperatriz, também com três vitórias fáceis.
Os demais classificados nas modalidades coletivas foram: CE Topo, de Chapecó, no basquete feminino e CNEC Dr Júlio Neves, de Concórdia, no masculino. No handebol, Colégio Energia de Criciúma no feminino e Colégio de Aplicação da Univali de Itajaí no masculino; futsal com EEB Paulo Schieffler, de Caçador, no feminino e Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul, no masculino.
O Jesc de 15 a 17 anos também tiveram competições de judô com os seguintes resultados: Feminino: super-ligeiro - Adriana Ferreira, de Florianópolis; ligeiro- Brenda Neiva, de Florianópolis; meio-leve - Cheyse Prudêncio, de Florianópolis; leve - Letícia Azevedo, de Blumenau; meio-médio - Fernanda de Souza, de Chapecó; médio - Taize da Silva, de Joinville; meio-pesado - Nikeli Rossi, de Chapecó; pesado - Sibeli Albani, de Chapecó
Masculino: super-ligeiro - Tiago de Souza de Itajaí; ligeiro - Cayman Toniolli, de Itajaí; meio-leve -Leandro Manoel, de Florianópolis; leve - Willian Pereira, de Itajaí; meio-médio - Romário da Silva, de Florianópolis; médio - Alisson da Silva, de Chapecó; meio-pesado - Gabriel Amaral, de Itajaí; pesado - Thiago Vieira, de Florianópolis.
Equipe de Concórdia terminou disputa de forma invicta
(Foto: Cláudia Sanz/Fesporte)
Assessoria de Imprensa da Fesporte