Com um percurso de 270 quilômetros, o Rally passará pela região de Coxilha Rica, que engloba as cidades de São Joaquim, Painel, Lages e Vacaria, com uma diversidade enorme de terrenos e desafios, como acontece no Deserto do Jalapão, no estado de Tocantins. Haverá ainda um abastecimento para todos, no quilômetro 100 da especial, no vilarejo de Bentinho. “A primeira metade será feita na região, que apresenta dificuldades com pedras, altas serras, rios, cachoeiras e fazendas centenárias. Também passaremos pela Rota dos Canyons, com trechos difíceis e técnicos, mas de uma beleza muito grande”, destaca o diretor-geral do Rally das Serras, Dyonisio Malheiro. A competição conta pontos para os Campeonatos Brasileiros da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
A base do Rally será montada no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim. No sábado (13), serão realizadas as vistorias de motos e quadris, além da Largada Promocional no Centro da cidade. As provas começam no domingo (14), com motos e quadris, a partir das 10h, na Coxilha Rica. O dia também será das vistorias de carros e caminhões, briefing para todas as categorias, Largada Promocional (18h) e Prólogo Noturno (20h30), para todas as categorias. Na segunda-feira (15) será a largada simultânea de todas as categorias, às 9h, no Parque Nacional de Maçã. Às 10h, começam as especiais, sendo que motos e quadris largarão em Lava Tudo, enquanto carros e caminhões sairão de Cochilha Rica. A cerimônia de premiação está prevista para às 13h30, também no Parque Nacional da Maçã.
No ano passado, na primeira edição, os vencedores da prova foram Roberto Reijers e Rogério Almeida, na categoria Protótipos. A segunda colocação ficou com Mauricio e Gustavo Bortolanza, enquanto Marcos Moraes e Edu Sachs terminaram em terceiro lugar. Na categoria Super Production, o primeiro lugar foi para Reinaldo Varela e Marcão Macedo, enquanto Carlos Policarpo e Rômulo Seccomandi levaram a melhor na Production.
Mas o Rally das Serras não será interessante apenas para pilotos e navegadores. Isso porque o percurso permite que o público prestigie as disputas. A competição será atrativa também para as famílias, graças à programação que será preparada para o evento. A secretária de Estado de Desenvolvimento Regional em São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani destaca a importância do evento. “A primeira edição, além de proporcionar diversão à população e visitantes, projetou, nacional e internacionalmente, a região da Serra Catarinense. Todos puderam conhecer o potencial para o turismo radical e de aventura. Sem contar o retorno econômico que um evento desse porte proporciona, principalmente para o trade turístico, com a hospedagem e alimentação dos participantes e suas equipes”, destacou a secretária.
O Convention & Visitors Bureau apresenta o Rally das Serras/Copa Baja Santa Catarina, com realização da Racing Adventure e São Joaquim Eventos Radicais, organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Motociclismo. O patrocínio é do Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio das prefeituras de São Joaquim, Lajes, Urupema e Painel.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim