Realizada em Florianópolis em novembro de 2007, La Traviata confirmou o surgimento de um novo pólo de ópera no país. Reconhecida pela qualidade artística, grandiosidade e luxo da montagem, será apresentada no Teatro Pedro Ivo nos dias 11 e 13 de novembro, às 20h, com grande elenco, sob a direção musical e regência do maestro Jeferson Della Rocca e direção cênica de Antônio Cunha.
A produção é assinada pela Cia. Ópera de Santa Catarina. A ópera é baseada no romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas, cuja estreia aconteceu no teatro La Fenice, em Veneza, na Itália, em 1853. La Traviata tem quatro atos e três horas de duração, com três intervalos e legendas em português. O espetáculo é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Funcultural.
La Traviata conta a história de Violetta, uma cortesã que se apaixona por Alfredo, rapaz mais jovem, e enfrenta preconceitos sociais e familiares. Apesar da reciprocidade do sentimento, o casal sofre com a desaprovação do pai de Alfredo e com o preconceito da sociedade parisiense. Ao longo da trama, Violetta descobre que está doente. O desfecho trágico, próprio do drama operístico, e os sentimentos provocados no decorrer da narrativa colaboram para que a ópera seja ainda mais apreciada.
O elenco atua ao lado da Camerata Florianópolis, criada pelo maestro Jeferson Della Rocca e considerada pela crítica como uma das melhores orquestras de câmara do Brasil, já tendo se apresentado com êxito na Alemanha, Espanha, Itália e França. O coro da ópera é formado pelo Polyphonia Khoros, fundado pela maestrina Mércia Mafra Ferreira e considerado um coro de excelência em óperas. O Jovem Ballet de Santa Catarina também participa do evento e será dirigido pela coreógrafa Barbara Rey.
Os ingressos estão à venda ao preço de R$ 50,00 nos teatros Pedro Ivo, CIC e TAC e na sede da Cia. Ópera de SC, localizada à Rua Joe Colaço nº 708, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. Estudantes, professores e idosos pagam meia entrada.
Divulgação da Assessoria de Imprensa da Ópera La Traviata
Com informações da Assessoria de Imprensa da Ópera La Traviata