A- A A+

A abertura do terceiro Salão do Turismo, na noite de terça-feira, dia 17, no Anhembi, São Paulo, contou com a presença da ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy, do governador de São Paulo em exercício, Alberto Goldman, do prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e do embaixador da Venezuela, Júlio Garcia. A cerimônia foi também o primeiro encontro do novo ministro do Turismo, Luiz Barreto, com os secretários de turismo dos estados brasileiros desde que assumiu o cargo. 

 Os discursos foram direcionados para a importância das políticas nacionais que tratam o desenvolvimento desta atividade em todas as regiões do País, de maneira equilibrada, com o objetivo de consolidar o Brasil e todos os seus destinos regionais. “As nossas capitais não são os únicos portões de entrada de turistas nacionais e estrangeiros dos nossos estados”, afirmou o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, o secretário de estado do Ceará, Bismark Maia. Segundo ele, os programas de capacitação profissional para o setor e todos os demais programas nacionais que visam a construção dos destinos turísticos por meio da regionalização deram um novo horizonte para esta indústria no Brasil. “Não basta apenas investir em promoção”, concluiu.  O ministro do Turismo, Luiz Barreto, saudou a ex-ministra Marta Suplicy, sentada na primeira fila da platéia ao lado da presidente da Embratur, a catarinense Jeanine Pires, e reafirmou a importância das políticas atuais e destacou o evento como um bom gerador de negócios para o setor e de divisas para o Brasil. “O salão veio para ficar, proporcionando o aumento das viagens pelo Brasil, movimentando a economia, gerando emprego e renda, além de promover uma excelente troca de experiências na exploração das belezas naturais, riqueza cultural e gastronômica do país”, discursou Barreto.O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, representando o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, que está em missão na Alemanha, participou da abertura do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil – com a gerente de Políticas de Turismo da Secretaria, Elisa Wypess Sant’Anna de Liz. “Este é um grande momento para o estado e para o trade catarinense. Sem dúvida o Salão do Turismo é uma oportunidade para Santa Catarina vender seus roteiros e promover os destinos regionais”, disse o presidente da Santur. Elisa Liz, que é a interlocutora do Ministério do Turismo em Santa Catarina, responde pelo Programa de Regionalização do Turismo no Estado. Para ela, esta edição do Salão marca a presença institucional das Secretarias de Estado no processo de desenvolvimento da atividade turística, já que as políticas direcionadas ao setor são a base da construção dos destinos. “Os programas de capacitação profissional, de sensibilização da sociedade, das comunidades regionais em torno da importância sócio-econômica do turismo atingem as nove regiões turísticas de Santa Catarina. Aliadas à promoção dos destinos estas ações criam as condições de competitividade para o estado e todos os seus destinos e segmentos turísticos”, explica.  

Brasil de todas as cores e sonsA abertura do terceiro Salão do Turismo – Roteiros do Brasil – culminou com uma grande celebração do Brasil e da multiplicidade de cores, sons, tradições e diferenças que fazem do  País um destino desejado no mercado global. Jovens da APAE São Paulo e o grupo Olodum local fizeram um show de misturas de sons e ritmos do Brasil, enquanto o telão exibia cenas de cada uma das cinco macroregiões brasileiras representadas no Salão do Turismo. Santa Catarina apareceu com imagens da Serra, de festas típicas, de praias, mostrando as diversidades geográficas, étnicas e culturais que nos destacam em vários segmentos do turismo.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito