A- A A+

O velejador Rafael Cunha conquistou a medalha de ouro nas categorias formula e slalom da 3ª etapa do Campeonato Catarinense de Windsurfe, realizada nos dias 6 e 7 de novembro, na Windcenter, em Florianópolis. Com este resultado, o atleta assume a liderança do ranking estadual nas duas modalidades. Cunha é patrocinado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).

 

O atleta venceu as oito regatas do evento promovido pela Windville e organizado pela Associação Catarinense de Windsurf (ACW), sendo três na modalidade formula e cinco na slalom. “O vento estava na casa dos 30 km/h, o que favoreceu a excelente condição da competição. Estiveram presentes atletas de todo o Estado, sendo que vinte velejadores tiveram a chance de disputar a melhor colocação”, disse Cunha. 

Histórico -

Praticante do windsurfe há 15 anos, Rafael Cunha tem paixão pelo mar desde criança e teve influência do pai velejador. O atleta reside em Florianópolis, considerada uma das melhores cidades brasileiras para a prática do esporte. Além de acompanhamento nutricional e de resistência, o treinamento na prancha é realizado de terça a quinta-feira, por um período de quatro horas, de acordo com as condições do vento.

No currículo de vitórias, destaca-se o título de vice-campeão brasileiro na categoria slalom em 1998. Após um período sem competir para concluir a faculdade de Marketing, voltou às disputas em 2009 com o objetivo de ficar entre os dez melhores do mundo.

Neste ano, foi campeão brasileiro da categoria sênior (20-35 anos) e ficou com o 3º lugar geral, além de ter alcançado a 3ª colocação no Campeonato Sul-Americano. Em outubro, o velejador conquistou em Araruama (RJ) a 6ª posição na classe Formula Experience no Rio Worlds 2010. Além de figurar entre os melhores do mundo, o catarinense foi premiado com o troféu “Destaque do Campeonato”. A escolha leva em consideração a maior regularidade de resultados, o perfil do atleta quanto ao padrão disciplinar e as ações de agente motivador do esporte. 

Em 2010, aos 32 anos de idade, manteve o 3º lugar no Campeonato Sul-Americano e figura na 3ª posição no ranking brasileiro. Agora se prepara para a final do campeonato nacional de windsurfe. A sétima e última etapa será realizada em Florianópolis, no mês de novembro. Além de disputar o campeonato brasileiro, o atleta foi convidado para competir no festival Grand Prix Brasil, em Fortaleza (CE), em dezembro.


Acompanhe notícias do atleta em www.spinoutwind.blogspot.com

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito