A- A A+

Cerca de 3.000 atletas de todo o país disputarão a partir desta sexta-feira (05) em Blumenau a edição 2010 das Olimpíadas Universitárias – JUB’s. Entre atletas, técnicos e dirigentes, mais de 3.500 pessoas estarão envolvidas no evento esportivo, que segue até o dia 14.

As JUB’s 2010 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Têm apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte, da Prefeitura de Blumenau e da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU).

Das 27 delegações inscritas nas JUB’s 2010, sendo 26 estados e o Distrito Federal, 13 estarão representadas em todas as modalidades: Santa Catarina, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Atletas e equipes vencedoras das seletivas estaduais disputarão a fase nacional das Olimpíadas Universitárias nas seguintes modalidades: handebol, futsal, vôlei, basquete, judô, atletismo, xadrez e natação nos naipes masculino e feminino.

As competições começam nesta sexta-feira (05) com a primeira rodada da fase de classificação dos torneios coletivos. As finais serão realizadas no dia 10 de novembro. Na sequência, começam as disputas individuais, de 12 a 14 de novembro.
 
Sede das Olimpíadas Universitárias pela segunda vez (a primeira foi em 2007), Blumenau está pronta para receber as delegações. Serão utilizadas doze praças esportivas na cidade, incluindo o complexo esportivo do Sesi e a pista de atletismo da cidade de Timbó. Além disso, também serão montadas quadras nos pavilhões do Parque da Vila Germânica (onde estará localizado o Comitê Organizador do evento) para receber partidas de futsal, handebol e vôlei.

Santa Catarina nas JUB’s 2010 – A delegação catarinense, com 161 pessoas entre atletas e dirigentes, organizada pela Fundação Catarinense de Desportos (FCDU), participará de todas as modalidades, incluindo as equipes femininas campeãs de ligas nacionais universitárias, o basquete da Uniasselvi, o handebol da Furb e o futsal da Unochapecó. Os universitários catarinenses conquistaram o vice-campeonato nas últimas três edições, em Blumenau, Maceió e Fortaleza, com participação em todas as modalidades.  

A representação de Santa Catarina é formada pelos campeões das modalidades coletivas e por peso no judô nos Jogos Universitários Catarinenses, e os melhores classificados no atletismo e natação, de acordo com os rankings estabelecidos por suas respectivas federações. 
 
Nos dois naipes do atletismo haverá participação de medalhistas em competições nacionais, como os marchadores Moacir Zimermann (Furb) e Alexandra Picazevicvz (Uniasselvi). Na natação a Unisul terá a maior representação, com a presença na equipe, entre outros, de Guilherme Roth, Brian Loro, Ana Coan e Eduarda Zuco. O judô terá seus campeões por peso, entre eles Samir Gouveia (Unisul), Décio Quarantani (Furb), Shanon Nogueira, Ariela Marca e Luciana Mazetto (Unoesc). Alfeu Bueno, campeão por equipe ano passado em Fortaleza pela Facvest, e Jaqueline Pamplona, vice-campeã pela Furb, estarão entre os enxadristas da FCDU em Blumenau.   

Solenidade de Abertura – Dança e música típica germânica farão parte da cerimônia de abertura das Olimpíadas Universitárias 2010, a partir das 20 horas, no ginásio do Galegão, em Blumenau. O cerimonial deve durar cerca de 60 minutos e logo após haverá um show com a Banda Cavalinho. 

O roteiro abre com apresentação de dança do Grupo Millenium, de Itajaí, seguido do desfile das delegações dos 26 estados e do Distrito Federal e das entradas das bandeiras dos estados e as oficiais. O Hino Nacional antecederá os pronunciamentos.

O Grupo Millenium volta ao palco para preparar o espírito dos participantes para o acendimento da pira. A tocha será conduzida pelos atletas de Blumenau: Aline Pará (handebol) e Moacir Zimmermann (atletismo), até chegar às mãos de Fabiana Gripa (handebol). A marchadora Alessandra Picagevicz, de Timbó, fará o juramento do atleta. O árbitro blumenauense Marlon Muller (voleibol) fará o juramento da arbitragem.  

Por fim, os participantes serão brindados com a música típica alemã da Banda Cavalinho, a principal atração da Oktoberfest. 

Assessoria de Imprensa-FCDU

Acompanhe a cobertura completa do evento em www.fcdu.com.br e www.cbdu.org.br

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito