A- A A+

Santa Catarina chega ao 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil – com os primeiros resultados do programa de desenvolvimento da atividade turística nos destinos indutores denominado Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer (PDIL). Criado pela Lei 13.792/06, o plano estabeleceu o início da implementação das políticas direcionadas ao turismo que visam à integração do turismo, cultura e esporte ao lazer. “Com o Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer conseguimos intensificar as atividades ligadas ao turismo em todo o estado, atingindo as nove regiões turísticas de maneira equilibrada”, afirma a gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes San’Ana de Liz. Segundo a interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo em Santa Catarina, o PDIL converge para o Plano Nacional de Turismo, buscando o incremento da atividade no estado, a profissionalização e a qualificação do turismo catarinense de acordo com as políticas nacionais para o setor.

Entre as ações que antecederam a implantação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer está a contratação da Consultoria Técnica Ruschmann Consulting, que fez, entre 2003 e 2004, o diagnóstico das áreas do turismo, cultura e esporte, integrados pelo PDIL. Em 2005, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte realizou oficinas técnicas nas 29 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) – atualmente o Governo de Santa Catarina possui 36 SDRs – para definir as ações estratégicas para a implantação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer.

 

A política de turismo em Santa Catarina pelo Macroprograma de Desenvolvimento do Turismo* Informação e Estudos Turísticos - com a estruturação da base de dados da cadeia em Santa Catarina e a pesquisa de demanda turística, realizada pela Santur – empresa responsável pela promoção de Santa Catarina para o mercado nacional e internacional. *Planejamento e Gestão - envolvem a sinalização turística, já em fase de instalação nas rodovias federais dos acessos das regiões turísticas, a elaboração dos planos estratégicos regionais integrados, as governanças regionais e o inventário turístico. *O Programa de Regionalização do Turismo - atua para a sensibilização e conscientização turística por meio do projeto Turismo na Comunidade e Turismo nas escolas. Ambos têm como objetivo mostrar à população catarinense a importância do turismo nos aspectos econômicos, sócio-cultural e ambiental. “É importante que a comunidade perceba que o desenvolvimento da atividade turística gera emprego, renda e promove a qualidade de vida”, esclarece a gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes San’Ana de Liz.*Programa de Estruturação dos Segmentos Turísticos em Santa Catarina - em andamento já trabalha três importantes segmentos: Turismo GLS, Turismo de Eventos e Turismo de Aventura. Santa e Bela Catarina – Segmentações Turísticas tem a missão de estruturar as segmentações do turismo catarinense para o desenvolvimento de novos roteiros. Para promover a qualificação profissional nas nove regiões turísticas do estado, a Gerência de Políticas de Turismo criou o programa A Arte de Bem Receber Santa e Bela Catarina.

*Programa de Promoção e apoio à comercialização – Prevê a contratação de um plano estratégico de marketing para todas as regiões turísticas do estado, bem como para os segmentos turísticos. Tais ações serão implementadas com a Santur.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito