O governador Leonel Pavan, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, o presidente da Santur, Cimélio Marcos Pereira, e a sócia consultora da Chias Marketing, Patrícia Servilha, apresentaram, nesta quinta-feira (21), a terceira fase do “Plano Catarina 2020 - Plano de Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina” para o período 2011-2014, durante a Feira das Américas (ABAV 2010), no Rio de Janeiro.
A Feira das Américas é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens e reúne mais de 700 empresas e de 22 mil agentes do Brasil e de outros países, sendo o maior evento de turismo do continente americano. Segundo Pavan, o plano busca um novo rumo no desenvolvimento turístico do Estado por meio da sustentabilidade e da valorização da diversidade das atrações regionais. O objetivo é que os produtos turísticos de Santa Catarina se tornem não apenas conhecidos, mas principalmente bem posicionados no mercado através de uma estratégia eficiente de marketing promocional.“O plano mostra todas as potencialidades do Estado, estará promovendo os produtos e pontos turísticos de Santa Catarina, além de fortalecer todo o entretenimento e divulgação, baseado no tripé: turismo, qualidade e diversidade”, afirmou Pavan. O evento reuniu jornalistas especializados em turismo e economia, além do trade turístico, que participaram de um almoço à base de pratos típicos de todas as regiões catarinenses no Centro de Eventos do Riocentro.
O Plano Catarina, em sua fase operacional de promoção turística, contempla “15 Produtos Estrela do Estado”, responsáveis pela decisão do turista de viajar a Santa Catarina; segmentos que serão promovidos nos mercados prioritários para posicionar o Estado como destino de turismo ativo do Brasil; os investimentos em promoção turística para os próximos quatro anos; e o plano de ações de promoção e apoio a comercialização, incluindo as 42 ações urgentes para 2011 que inaugurarão o novo estilo de comunicação.
Como um todo, o Plano Catarina contempla estratégias de marketing para nortear a promoção do turismo catarinense até 2020. “O planejamento tem como objetivo posicionar Santa Catarina como o Melhor Destino Turístico do Brasil até 2020”, afirma Valdir Walendowsky.
A empresa Chias Marketing, que assina o primeiro plano de marketing turístico da Espanha, o Plano Aquarela da Embratur; o Plano Cores do Ministério do Turismo, o Plano Maravilha do Rio de Janeiro, entre outros, foi contratada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Santur (Santa Catarina Turismo), para desenvolver o projeto. Ao todo, foram dez meses de trabalho, 27 técnicos envolvidos diretamente, 85 municípios visitados, 11 seminários com 754 participantes das dez regiões turísticas, 130 documentos analisados, 1.500 imagens produzidas, quatro pesquisas de mercado e um total de 2.570 entrevistas realizadas.
Entre as estratégias de marketing do Plano Catarina está a promoção dos segmentos turísticos do Estado: aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, esportes, negócios, eventos, sol e praia, turismo de saúde, turismo rural, e touring. Uma nova marca turística do Estado também será desenvolvida e deve ser divulgada já a partir da temporada de verão 2010/2011. “A aplicação do Plano Catarina contempla produtos turísticos de todas as dez regiões de Santa Catarina, buscando seu melhor posicionamento no mercado e a consolidação do turismo como uma atividade economicamente ativa durante todo o ano, dentro dos padrões de qualidade exigidos pelos mercados nacional e internacional de viagem e turismo”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
Com informações da Secretaria de Estado de Comunicação