A- A A+

O 12º Jet Waves World Championship, campeonato internacional de manobras com jet ski, será disputado na praia Norte, no Balneário Piçarras, de sexta-feira (22) a domingo (24). A competição é a única do Circuito Mundial realizada na América Latina e reúne cerca de 20 pilotos de países como Brasil, França, Estados Unidos, África do Sul e Argentina.

 

O evento é patrocinado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). O Jet Waves World Championship 2010 tem organização da Triefe e da Federação de Esportes Radicais (FER) e supervisão da International FreeRide WaterCraft Association (IFWA). 

 

Programação – O evento começa na sexta-feira (22), com inscrições e treinos livres dos pilotos das 8h às 10h30. Os competidores terão uma reunião com a organização a partir das 11h. A cerimônia de abertura está marcada para as 11h30. A pré-classificatória está prevista para as 13h. As baterias de consolação acontecem a partir das 15h.

 

No sábado (23), a movimentação começa às 9h30 com reunião de pilotos. Às 10h será realizada a classificatória e às 11h30 a última chance. Às 14h serão realizadas as oitavas-de-final. Às 15h30 acontece o best jump. Das 21h às 22 h será realizado um show noturno de jet ski no Canal de Piçarras. Às 23h, a festa oficial do evento, com a escolha da Garota Jet Waves.

 

A movimentação no domingo começa às 10h com a reunião de pilotos. Às 10h30 está prevista as quartas-de-final e às 11h30 serão realizadas as semifinais. Às 13h30 está marcada a final do best jump. Às 14h30 será realizada a disputa da terceira posição e às 15h30 acontece a grande final. A premiação será realizada em seguida.

 

Favoritos - Um dos destaques da terceira e última etapa do 12º Jet Waves World Championship é o catarinense Alessander Lenzi, atleta patrocinado pelo Fundesporte. Seu objetivo é repetir a performance de 2009, quando foi o ganhador da etapa. O bicampeão mundial de Freestyle Profissional (2001/2009), que contará com apoio total da torcida, está bem preparado e promete um show de manobras no final de semana. Ele não tem chance de conquistar o título do circuito mundial, pois não disputou as duas primeiras etapas na França e nos Estados Unidos.


Outro destaque e sério candidato ao tetracampeonato da competição é o francês Pierre Maixent. Líder do circuito com 35 pontos, atravessa boa forma e vem para garantir a vitória da etapa e o quarto título da competição (foi campeão de 2005 a 2007). No ano passado perdeu na decisão para Lenzi em uma disputa equilibradíssima e terminou a temporada em terceiro lugar. Maixent venceu a etapa de abertura esse ano, realizada em seu país, e foi quinto na disputa em setembro, nos Estados Unidos.

 

O norte-americano Ross Champion, atual bicampeão do Jet Waves World Championship, não competiu na primeira etapa porque estava machucado. Na disputa em seu país foi o vencedor. Tem chance de chegar ao título, mas além de vencer precisa torcer para que o Maixent não termine nas primeiras colocações. Situação bem diferente do ano passado, quando chegou no Balneário Piçarras com 17 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e garantiu o bicampeonato.

 

Tiago Geitens, de Canoas (RS), é outro brasileiro com chances de terminar muito bem posicionado no 12º Jet Waves World Championship. Disputou as duas primeiras etapas e ocupa a quinta colocação, com 21 pontos. Terminou em quinto lugar na França e em nono nos Estados Unidos. Está muito otimista, principalmente depois de obter a segunda colocação em categoria de circuito fechado, no Campeonato Mundial de Jet Ski, realizado na primeira quinzena deste mês, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).

 

Também têm boas chances na última etapa da competição, o goiano Douglas Carvalho, de Itumbiara, que soma cinco títulos brasileiros de Freestyle Profissional, o gaúcho Alexandre Buneder, de Porto Alegre, que foi muito bem no ano passado e no Mundial, no Arizona, ficou em quarto no Freestyle Amador. Tem ainda o baiano Bruno Jacob, de Salvador, o catarinense Leandro Vieira, de São José, e os cariocas Antônio Augusto Farias e Webert Hipolito.

 

Os três primeiros colocados da etapa e do 12º Jet Waves World Championship receberão um troféu especial. São telas a óleo do renomado artista plástico Luciano Martins, que estarão expostas no evento.

 

Acompanhe a cobertura completa do evento em www.jetwaves.com.br e www.ifwa.com.br

 

Assessoria de Imprensa do 12º Jet Waves World Championship

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito