Mauricio Marinho Falcão Koenig Borges disputará nos dias 23 e 24 de outubro o Concurso Nacional de Saltos - XII Indoor de Hipismo Cidade de Curitiba na categoria Pré-Mirim, com obstáculos de 1,10m de altura. O atleta recebe patrocínio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).
O CSN - XII Indoor de Hipismo Cidade de Curitiba é organizado pela Sociedade Hípica Paranaense, com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Hipismo e da Federação Paranaense de Hipismo. O campeonato Indoor difere dos outros torneios, pois é realizado em pista fechada com percurso de apenas um terço do tamanho da tradicional, fator que aumenta a dificuldade da prova. O maior desafio para os cavaleiros é manter o domínio sobre o cavalo, já que o espaço é reduzido e o conjunto está mais próximo do público.FEI Children´s International Jumping - O cavaleiro Mauricio Marinho Falcão Koenig Borges participou nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro Hípico Agromen, em Orlândia (SP), da seletiva brasileira para a final do FEI Children´s International Jumping 2010, que será realizada em dezembro, em local a ser definido. Classificam-se à final 16 conjuntos do país anfitrião e os melhores 16 conjuntos a nível mundial (categoria Children A), mas cada país tem direito a levar no máximo dois representantes.
Único catarinense na competição organizada pela Federação Equestre Internacional (FEI), Mauricio alcançou a 23ª colocação da categoria Children A. Nesta categoria, destinada a atletas mais experientes que competem como Pré-Mirim e Mirim, 29 amazonas e cavaleiros entre 12 e 14 anos saltaram obstáculos de 1,10m/1,20m.
Segundo Katia Koenig, mãe do atleta, Mauricio disputou este campeonato com o objetivo de adquirir experiência para saltar 1,20m em 2011. “A grande maioria dos participantes tinha um ano a mais de equitação que o Mauricio, saltando 1,20m. Como é uma prova que permite a participação de atletas Pré-Mirim e Mirim, consequentemente o nível dos competidores é bem mais alto, o que foi muito proveitoso para ele”, disse. “O apoio do Fundesporte também é muito importante, porque os atletas podem ter talento, mas precisam de treinamento para se aperfeiçoar e vencer, um trabalho de longo prazo” completou.
Histórico - Mauricio aprendeu a montar na escolinha da Hípica Catarinense e pratica a modalidade há cerca de dois anos e 8 meses. O atleta de 12 anos de idade possui uma rotina de treinamento de uma hora por dia, de segunda-feira a sábado, na Cassettari Escola de Hipismo (CEHIP). Prepara-se para, em 2011, mudar para a categoria Mirim (1,20m) e participar, além de outras competições, de seletivas para integrar a equipe brasileira no Sul-Americano, seu maior objetivo.
Mauricio Marinho Falcão Koenig Borges (Foto: arquivo/divulgação/Grace Carvalho)