A- A A+

Regional realizada em Iporã do Oeste e Itá mostrou como a dança está bem representada

Os municípios de Iporã do Oeste e Itá realizaram as etapas da Regional Oeste e Centro-Oeste do Festival Escolar de Dança Mário de Andrade. O evento é considerado um dos maiores festivais de dança no Estado e o único festival de artes cênicas promovido e executado pelo Governo de Santa Catarina e pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, através da Fesporte. Também conta com o apoio das SDRs e Prefeituras Municipais, fazendo uma grande descentralização do lazer e da arte, envolvendo mais de 14 mil crianças e promovendo a cidadania e a inclusão social nas periferias do Estado.

A etapa Regional Oeste foi realizada nos dias 7 e 8 de outubro na cidade de Iporã do Oeste com apresentações no Ginásio Poliesportivo municipal. Mais de 300 pessoas estiveram envolvidas na realização do evento, que ainda contou com a participação de 17 grupos de dança de 15 escolas da região Oeste. O ginásio também esteve lotado durante as apresentações.

O corpo de jurados, composto por quatro pessoas, analisou quesitos como criatividade e figurino. Dentro da composição coreográfica também foram analisados quesitos como espaço, forma, tempo, ritmo, técnica de grupo, objeto cênico, expressão cênica e tema.

A escola que terminou a competição em primeiro lugar foi a EEB Prof. Coralia Olinger, de Passos Maia, com a apresentação “Vida”, da coreógrafa Arivani Dal Bem Alves.
Foto: divulgação / Marina Juvenardi

Em segundo lugar ficou a EEB São Tiago, de São Tiago do Sul, com a apresentação “Homenagem a Raul Seixas”, do coreógrafo Eider Lanzarini.
Foto: divulgação / Marina Juvenardi

Em terceiro, ficou a EEB Kyarana Lacerda de Vargeão, com a dança “No Ritmo das Ruas”, do coreógrafo Gerson Sfredo Júnior.
Foto: divulgação / Marina Juvenardi

Jonas Franzen, também da escola Coralia Olinger de Passos Maia, recebeu o prêmio como melhor bailarino e Larissa Aparecida Costa, da escola EEB Claudino Crestani de Palma Sola, ficou com a medalha de melhor bailarina no naipe feminino. Ainda Arivani Dal Bem de Passos Maia ganhou prêmio como melhor coreógrafa.

Nos dias 11 e 12 de outubro, a Regional Centro-Oeste, em Itá, reuniu alunos, professores, diretores de escolas, além de pais e público em geral na competição realizada no Ginásio Municipal. No total, apresentaram-se 15 grupos de 15 escolas representando oito municípios.

A EEBM Lupércio K. de Oliveira, de Lages, com a coreografia “Ritmos de Rua”, de Anderson da Costa, venceu a competição.
Foto: divulgação / Marina Juvenardi

No segundo lugar ficou a escola CAIC Nair da Silva Griss, de Campos Novos, com “Festa na Garagem”, de Juliane Brogliato. 
Foto: divulgação / Marina Juvenardi

Em terceiro lugar a EMEF Novos Campos, também de Campos Novos, com a coreografia “O Aprendiz Turista”, de Mônica Pozzebon.
Foto: divulgação / Marina Juvenardi

Valéria Caldas, da EEB João Pacheco de Miranda Lima, de Três Barras, foi premiada pela coreografia “Alegria do Country”. Ainda Luiz Gustavo Junges, do CAIC Nair Griss, de Campos Novos, foi escolhido como melhor bailarino e Maquele O. Costa, da EEB Lupércio Oliveira, de Lages, como melhor bailarina.

Segundo a professora de artes cênicas e coreógrafa Mapi Cravo, que também fez parte do corpo de jurados do festival e era representante da Fesporte no evento, as apresentações de dança, tanto em Iporã do Oeste como em Itá foram um sucesso, com ginásios cheios e a comunidade envolvida.

“O evento foi prestigiado pelas autoridades dos municípios, prefeitos, secretários das SDRs, secretários da Educação dos municípios, gerentes de educação e vereadores. Também quero agradecer a atuação efetiva dos integradores esportivos, Sérgio Luiz Griebeller e Paulo Dalla Valle, além dos outros integradores que ajudaram no evento e deram o suporte necessário”, disse Mapi.

Para ela, os grupos participantes chegaram a um alto nível coreográfico e de execução do corpo de baile. “Nestes anos de Mário de Andrade percebe-se que os grupos escolares se especializaram em qualidade técnica e cada vez mais vem crescendo em beleza e seriedade. A comissão julgadora teve muito trabalho para a seleção dos grupos premiados, pois o nível técnico estava muito equilibrado”.

Mapi ainda lembrou que nos dias que antecederam o festival de dança, foi realizado um curso para o aperfeiçoamento dos coreógrafos e professores de educação física e artes. Também agradeceu a contribuição da professora Sandra Meyer, da Udesc, que doou os livros que foram presenteados aos coreógrafos.

Assessoria de Imprensa da Fesporte

Acompanhe a cobertura completa do Festival Escolar de Dança Mário de Andrade em http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/atividades/festivaldanca/danca.htm

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito