A- A A+

Mateus Kobiyama, de 16 anos, alcançou a 2ª colocação na categoria sparring (luta) de faixa preta 1º Dan, de lutadores com idade entre 17 e 29 anos, no Top Ten Pan-americano. O evento, realizado em Buenos Aires, recebeu dois competidores de cada categoria representando países como Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina. 

Para conquistar a medalha de prata, o atleta disputou três lutas. “A primeira eu ganhei de um paraguaio. Na segunda, que era a semifinal, venci um chileno. A final perdi de 3 a 2 para um brasileiro, que treina comigo e é um grande amigo”, disse Mateus.

No próximo mês, o atleta enfrentará a primeira etapa do Campeonato Brasileiro, que será realizada na cidade de Balneário Camboriú. O taekwondista recebe patrocínio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).


Foto: divulgação / arquivo pessoal 
Mateus Kobiyama conquistou a 2ª colocação na categoria sparring de faixa preta 1º Dan no Top Ten Pan-Americano

Histórico
Mateus é natural de Curitiba, mas vive em Florianópolis desde 2003. Começou a treinar taekwondo aos 13 anos de idade. Em seu primeiro campeonato, o Sul Brasileiro de 2008, em Balneário Camboriú, o taekwondista já conquistou a medalha de ouro na categoria fórmula. Em 2009, foi campeão em sparring e vice-campeão em fórmula no Campeonato Brasileiro, realizado em Curitiba, e alcançou a 2ª colocação em sparring e a 3ª em fórmula no Sul Brasileiro, em Itajaí. No Campeonato Mundial, disputado nos Estados Unidos, Mateus venceu nas duas categorias.

Neste ano, no Campeonato Brasileiro, em Caxias do Sul, foi campeão em fórmula e vice-campeão em sparring. O atleta também conquistou o 1º lugar na categoria sparring e o 2º lugar em fórmula no Mundial de Taekwondo Songahm 2010 – considerado o maior torneio de artes marciais do mundo –, que foi realizado em junho, nos Estados Unidos. No mês de agosto, Mateus venceu em Curitiba o Campeonato Brasileiro nas categorias sparring e fórmula, com competidores de 14 a 16 anos de idade. Em setembro, na sua primeira disputa na nova categoria, com faixas vermelhas/pretas e pretas, contra lutadores de 17 a 29 anos de idade, o atleta faturou o Campeonato Catarinense de Taekwondo na categoria fórmula e ficou em 3º lugar em sparring.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito