O livro “Identificação e Registro do Patrimônio Cultural e sua Preservação através do Turismo na Região do Médio Vale do Itajaí” identifica e analisa de que forma o turismo pode contribuir com a preservação dos patrimônios culturais existentes nos municípios do Médio Vale do Itajaí – Blumenau, Timbó, Benedito Novo, Gaspar, Rodeio, Indaial, Pomerode, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.
A publicação, resultado de uma pesquisa de Mestrado, foi viabilizada com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Funcultural. Os leitores poderão encontrar na obra reflexões sobre a relação entre a cultura e o turismo. O secretário da pasta, Valdir Walendowsky, destaca a importância do projeto. “O livro resgata aspectos históricos e geográficos e nuances culturais do Médio Vale do Itajaí, com o viés do turismo. Desenvolver políticas públicas e programas que promovam a integração entre as duas áreas é uma das preocupações do governo do Estado”, comenta.
Regina Ballmann acredita que o temor de que o turismo possa prejudicar o patrimônio local gera um fato positivo, que é a maior preocupação da população e dos órgãos governamentais com a preservação. De acordo com a autora, o turista cultural só existirá se a cultura for preservada. Com base nesse raciocínio e na constatação de uma economia cada vez mais globalizada, Ballman aponta a necessidade de pensar a relação entre turismo, cultura e desenvolvimento regional.