A- A A+

A atleta blumenauense Ana Paula de Oliveira integra a equipe brasileira que participa da 39ª Olimpíada de Xadrez, em Khanty-Mansiysk, na Rússia. Realizada a cada dois anos, a edição de 2010 reúne 1.294 competidores representando 143 países. A competição começou no dia 19 de setembro e será encerrada no domingo (3).

 

Das nove rodadas disputadas até o momento, a equipe feminina do Brasil ganhou quatro, empatou duas e perdeu três. Nesta quinta-feira (30), venceu o Quirguistão por 2.5 a 1.5. Ana Paula participou das partidas contra Honduras, Turquia, Uganda, Bangladesh, Montenegro e Inglaterra, acumulando três vitórias (uma delas por WO), dois empates e uma derrota.

 

 

O próximo desafio da atleta será o Campeonato Brasileiro Feminino Adulto, de 9 a 12 de outubro, em Catanduva (SP). Em seguida, representará o Brasil no Mundial na categoria sub-18, em Halkidiki, na Grécia, de 19 a 31 de outubro. Esta será a quarta participação no Mundial, segunda na sub-18.

 

A enxadrista catarinense de 18 anos é patrocinada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). “O apoio à evolução do esporte de rendimento integra as políticas da área e é fundamental para o aprimoramento do desempenho de atletas como a Ana Paula”, disse Valdir Walendowsky, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

 

39ª Olimpíada de Xadrez     
Equipe Feminina

1ª rodada (21/09) – Brasil 0 x 4 China

2ª rodada (22/09) – Brasil 4 x 0 Honduras  

3ª rodada (23/09) – Brasil 1 x 3 Turquia

4ª rodada (24/09) – Brasil 4 x 0 Uganda

5ª rodada (25/09) – Brasil 2 x 2 Paraguai

6ª rodada (27/09) – Brasil 2.5 x 1.5 Bangladesh

7ª rodada (28/09) – Brasil 2 x 2 Montenegro

8ª rodada (29/09) – Brasil 1 x 3 Inglaterra

9ª rodada (30/09) – Brasil 2.5 x 1.5 Quirguistão

Fonte: http://www.brazilianchess.net/Brazilian_Chess/PARTIDAS_DO_BRASIL.html

 

Acompanhe notícias da Olimpíada de Xadrez em http://www.brazilianchess.net e

http://olimpiadasdexadrez2010.blogspot.com/

Site oficial: http://www.ugra-chess.ru/eng/index.htm

 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

 

Histórico

 

Ana Paula de Oliveira teve seu primeiro contato com o xadrez aos oito anos, através de um programa social de divulgação do esporte, quando cursava a 2ª série de uma Escola Básica Municipal de Blumenau, em 2000. A partir dessa época, com o apoio dos pais, passou a praticar o xadrez e a participar de campeonatos. Sua primeira medalha foi conquistada em 2002, com o 2º lugar no torneio para escolares do Sesc. A vitória serviu como incentivo para se dedicar com mais intensidade aos treinamentos.

 

Passados oito anos, a carreira da jovem enxadrista é pontuada por diversos títulos. Só nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Ana Paula faturou três vezes a medalha de ouro, em 2007, 2008 e 2010. No ano passado, conquistou o vice-campeonato estadual sub-18 e a 3ª colocação no Campeonato Brasileiro sub-20. Também foi campeã brasileira escolar e sul-americana sub-18.

 

“Já não me recordo ao certo quando o xadrez passou de uma simples brincadeira a algo que tanto influencia a minha vida. Através do xadrez ganhei uma bolsa de estudo em um dos colégios mais bem conceituados de Blumenau, pude conhecer mais o país e o mundo onde vivo, lugares, pessoas, culturas tão distintas e maravilhosas”, disse a atleta. “É também com a ajuda desse universo enxadrístico que posso acreditar nos meus sonhos. Não sei quanto tempo ainda jogarei xadrez. Talvez jogue para sempre, ou pare algum dia desses. Mas uma coisa já é concreta: o xadrez ficará marcado para sempre na minha vida”, concluiu.

 

Em 2003, Ana Paula foi diagnosticada com diabetes tipo 1 e precisou adaptar sua rotina de treinos à administração diária de três doses de insulina.“Algum tempo foi necessário para que ela incorporasse essa nova realidade ao seu dia a dia. Porém, a diabetes não a impediu de jogar xadrez e a seguir em frente. Pelo contrário, fortaleceu-a e encorajou-a a transpor com determinação este e novos obstáculos”, contou Valcir Oliveira, pai da atleta. Segundo ele,“determinação, perseverança, lealdade e ética são valores fortemente presentes na personalidade de Ana Paula. São estes valores, aliados ao treinamento diário, os responsáveis pela construção de uma carreira já repleta de títulos e ainda promissora”.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito