A- A A+

 Livro que reúne informações sobre a baleia-franca, uma das espécies de cetáceos mais ameaçadas de extinção no planeta, foi lançado nesta manhã na Associação Catarinense de Imprensa, em Florianópolis, fazendo parte da comemoração dos dez anos do Instituto Baleia Franca (IBF).

 

O catálogo, repleto de imagens, apresenta informações sobre as características da espécie; descrição do comportamento e da distribuição geográfica desses cetáceos; história da caça às baleias; caracterização da Área de Proteção Ambiental (APA) da baleia-franca em Santa Catarina; informações sobre o turismo de observação de baleias (whale watching) e sobre pesquisas e projetos educacionais desenvolvidos pelo IBF.

 

 Na ocasião do lançamento a bióloga coordenadora do IBF, Mônica Pontalti, apresentou ao público presente um histórico das ações do Instituto Baleia Franca, criado em outubro de 2001, com sedes na Praia do Rosa e em Garopaba. “O lançamento do catálogo representa um avanço muito grande para o IBF”, afirmou Mônica Pontalti.

 

Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca, agradeceu a todas as pessoas, empresas e instituições que colaboraram com o Instituto nesses 10 anos, qualificando o catálogo como um “trabalho magnífico”. Litman ressaltou que 13 milhões de pessoas praticam o turismo de observação de baleias por ano. No Brasil a atividade recebe em média 10 mil turistas por ano, sendo Santa Catarina considerada um dos pólos mais importantes do país.

 

O diretor de marketing da Santur, Flávio Agustini, destacou ações da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Santur no planejamento e execução da segmentação turística, ressaltando que o segmento de aventura e ecoturismo é fundamental para o desenvolvimento do turismo no ano todo. Em complemento, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, afirmou que o turismo de observação de baleias coloca Santa Catarina num patamar turístico diferenciado de outros estados brasileiros. “Grande parte dos observadores de baleias no Estado são turistas internacionais. Isso é bom para o turismo em Santa Catarina e no Brasil, mas estamos trabalhando para atrair o turista brasileiro também”, pontuou Walendowsky.

 

Interessados em adquirir um exemplar do Catálogo Baleia-franca-austral podem entrar em contato com o IBF, pelos telefones: (48) 3254-4198, (48) 3355-6111 ou (48) 9142-9796. A renda será revertida para o Instituto Baleia Franca.

 

 

 Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito