Região sul homologou seus 22 representantes para a estadual em Tubarão
Com o penta campeonato de Florianópolis, foi encerrada no início da tarde de domingo (26), em Urussanga, a décima edição da Etapa Regional Sul da Olimpíada Estudantil Catarinense. O evento é uma promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, realizado pela Fesporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Urussanga e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma.
Desde o dia 21 de setembro mais de 900 atletas de 29 municípios disputaram quatro modalidades - basquete, futsal, handebol, voleibol - e 22 vagas para a Etapa Estadual da Olesc, marcada para Tubarão, de 15 a 23 de outubro.
As equipes da capital conquistaram os troféus de campeão do basquete masculino, vôlei e handebol feminino, ficaram com segundo lugar no futsal e handebol masculino e terceiro no voleibol masculino e no futsal feminino. Florianópolis somou 65 pontos contra 36 de Criciúma e 22 de Forquilhinha.
Para o Superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, Édio Manoel Pereira, a importância do título regional pode ser refletida no estadual. Segundo Édio, a última participação de Florianópolis na Olesc foi bem discreta, terminou em sexto lugar com apenas 48 pontos, bem distante de Joinville, o campeão daquele ano com 117 pontos. O objetivo agora, disse ele, é pelo menos dobrar os pontos conquistados em 2008.
No ano passado a competição da Olesc terminou com as fases regionais, já que a estadual foi suspensa pela Fesporte devido ao surto da gripe H1N1.
No último dia de competição em Urussanga foram disputados os troféus do voleibol masculino, do futsal e handebol nos dois naipes.
Os "Anjos do Futsal", de Forquilhinha, venceram de virada Florianópolis por 5x3 e conquistaram o troféu do futsal masculino. São Martinho foi o terceiro e Armazém o quarto colocado.
No futsal feminino praticamente não houve decisão, já que Criciúma goleou por 10x1 a equipe de Santo Amaro da Imperatriz. Florianópolis terminou em terceiro e Passo de Torres em quarto lugar.
Depois de vencer os dois primeiros sets e permitir o empate, o vôlei masculino de Santo Amaro voltou a jogar bem no "tie break" e fechou o jogo em três sets a dois contra Palhoça. Florianópolis foi bronze e em quarto lugar terminou São José.
Florianópolis ganhou o handebol feminino de Forquilhinha por 23x19. Em terceiro ficou Laguna e em quarto Meleiro. O handebol masculino de Criciúma se impôs sobre o time da capital e foi campeão com a vitória de 17x11. Laguna foi o terceiro e Cocal do Sul o quarto colocado.
Encerrada a fase regional sul foram homologados os classificados para a Olesc em Tubarão:
Basquete masculino: Florianópolis, Criciúma e São José
Futsal masculino: Forquilhinha, Florianópolis e Sãqo Martinho
Futsal Feminino: Criciúma, Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis
Handebol Masculino: Criciúma, Florianópolis e Laguna
Handebol feminino: Florianópolis, Forquilhinha e Laguna
Voleibol masculino: Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e Florianópolis
Voleibol feminino: Florianópolis, Rancho Queimado, Urussanga e Braço do Norte
Assessoria de Imprensa da Fesporte
Acompanhe a cobertura completa das etapas regionais da Olesc em http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/atividades/olesc/indexolesc.htm