A- A A+

A exposição Um Século de Arte Brasileira – coleção Gilberto Chateaubriand, uma das mais importantes coleções privadas de arte do país, está em cartaz no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, até o próximo domingo, 15 de junho. Promovida pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura a mostra expõe cerca de 170 obras que compõem um panorama das artes plásticas no país, apresentando artistas brasileiros e seus trabalhos em quatro núcleos históricos: do Modernismo das primeiras décadas do século 20, passando pelos movimentos Construtivista e Abstracionista, até chegar ao Experimentalismo e seus desdobramentos na década de 90.


Um dos destaques da exposição é a obra Urutu, de Tarsila do Amaral. A primeira obra adquirida pelo colecionador, Paisagem de Itapuã, do artista José Pancetti, também está na mostra. Dentre os artistas catarinenses que compõem a coleção, fazem parte da exposição obras de Ivens Machado, Ana Vitória Mussi e Paulo Greuel. A exposição tem curadoria de Fernando Cocchiarale e Franz Manata.
Considerada a mais representativa coleção de obras de arte de artistas brasileiros, a Coleção Gilberto Chateaubriand possui em torno de 7.000 obras. São peças produzidas desde as primeiras décadas do século passado até a atualidade, proporcionando um dos mais completos panoramas existentes sobre a arte moderna e contemporânea brasileiras. Cedida em comodato para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro a partir de 1993, a coleção tornou-se acessível permanentemente ao público e vem sendo mostrada regularmente no MAM e em outras instituições do Brasil e do Exterior.


Assessoria de Imprensa - Exposição Um Século de Arte Brasileira – Coleção Gilberto Chateaubriand

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito