A- A A+

Santa Catarina foi o Estado anfitrião do jantar promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), no Summit 2010 – Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura – na noite desta terça-feira (21) em São Paulo. O evento acontece até o dia 23 e reúne os associados da entidade no Brasil, operadores de viagem segmentados, jornalistas especializados e representantes públicos e privados do turismo nacional e mundial.

 

O presidente da Santur, Cimélio Pereira, discursou destacando os atrativos do Estado do litoral à serra, áreas onde o turismo sustentável tem sido importante para o desenvolvimento sócio-econômico local. "Nosso maior patrimônio é a natureza exuberante. Sem a preservação e a participação da comunidade, seria impossível atingir nossos objetivos", afirmou. Cimélio Pereira destacou que Santa Catarina é um destino de turismo ativo, ou seja, proporciona do turista de ecoturismo e de aventura a possibilidade de vivenciar e de interagir com o que o destino oferece, como é o caso do turismo de observação de baleias no litoral catarinense, e da pesca artesanal com auxílio dos botos em Laguna, sul do Estado.

 

 O presidente da Santur, que representou no evento o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, foi aplaudido pelo discurso afinado com os anseios de um segmento do turismo que cresce e se profissionaliza rapidamente. "Santa Catarina é um estado com representantes qualificados para tratar desse assunto, e é uma referência na gestão do turismo sustentável", disse o presidente da ABETA, Jean-Claude Razel.

 

A Santur apresentou dois vídeos no evento. O primeiro surpreendeu a platéia com uma animação adaptada exclusivamente para mostrar a diversidade do destino Santa Catarina. O curta "Minhocas", vencedor do Tour Film Brazil – Festival Internacional de Cinema para Turismo – que será exibido na edição do festival em Barcelos, Portugal, antecedeu a projeção do institucional criado para o Congresso Mundial de Turismo do WTTC, em 2009.

 

O estande catarinense, com material segmentado para turismo de aventura e ecoturismo, apresenta os diversos atrativos do Estado, evidenciando o turismo de observação de baleias, que tem sua temporada até o dia 15 de novembro. Cânions, esportes de aventura como rafting, surf, cicloturismo e outros, também estão sendo apresentados.

 

 

Cimélio Pereira, presidente da Santur, com representantes de operadoras de ecoturismo e de turismo de aventura.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito