O campeonato tem 60 duplas masculinas e femininas inscritas, entre elas o piloto de F-1 Rubens Barrichello em parceria com Álvaro Almeida, ex-presidente da CBG. A competição será dividida nas categorias masculina scratch, handicap índex até 30 e de 30,1 a 57,5 (soma da dupla) e feminina scratch e index 57,5 (soma da dupla). A modalidade da prova será Best Ball em 36 buracos, sendo 18 buracos por dia. Nesta sexta-feira (17), o campo estará aberto para treino dos jogadores inscritos.
Este torneio servirá como preparação da seleção brasileira, composta por três meninas e três meninos, para o Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil por equipes masculina e feminina. A competição será realizada no La Tahona Golf Club, em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 22 e 25 de setembro, reunindo atletas de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Embora a representação brasileira não seja considerada favorita, Julia acredita que poderá ter um bom desempenho individual no Sul-Americano Pré-Juvenil. “Me preparei bastante para competir com os melhores juvenis da América do Sul. Essa experiência internacional será muito importante para aprimorar meu jogo”, disse a jovem golfista de 13 anos.
Recentemente Julia conquistou o título brasileiro pré-juvenil por antecipação, ao somar pontos para o ranking nacional referentes à vitória do 19º Campeonato Aberto de Joinville, realizado no mês de agosto. A atleta é considerada uma das promessas do Brasil para disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Foto: divulgação / arquivo pessoal
Histórico da competição
A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Duplas aconteceu em março de 2004 no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre (RS), com vitória das duplas Felipe Lessa e Pablo Morales, com 141 tacadas, e Melinda Pellegrino e Heloísa Barbosa, com 147 strokes.
No ano seguinte, a competição aconteceu no Búzios Golf Club, em Búzios (RJ), e teve como campeões as duplas Joel Fleischfresser Neto e Luiz Felipe Miyamura, no masculino, com 141 tacadas, e Cecilia Kleinert e Fernanda Moura, no feminino, com 142. Em 2006, o torneio foi adiado e está sendo retomado por iniciativa da CBG.
Com informações da Confederação Brasileira de Golfe