Com seis dias de competição e 16 troféus entregues, dos 41 em disputa, o Cinquentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina entra em seus momentos decisivos, faltando ainda três dias para o encerramento do evento. Até o momento, Joinville lidera a disputa com 83 pontos, seguido por Blumenau, com 64; e Florianópolis, com 57 pontos. Os Jasc iniciaram no dia 9 de setembro com a participação de 86 municípios e mais de 7 mil atletas. O evento é uma promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com execução da Fesporte.
Nesta quarta-feira (15) estavam previstas cinco decisões que apontariam os campeões das modalidades de tênis, bolão 23 feminino, xadrez feminino, tiro armas curtas, contudo, numa delas, o tênis, o encerramento ficou para esta quinta (16), às 9h, na Sociedade Bandeirantes.
Na primeira modalidade de quadra encerrada, o basquete feminino, a eterna rivalidade entre Joinville e Blumenau foi posta à prova. No final, prevaleceu a maior tranquilidade das blumenauenses, que venceram a partida por 59 a 58 e garantiram seu 13º título e o segundo consecutivo. Ambas as equipes agora se preparam para a Liga Nacional.
No tiro armas curtas, disputado no Clube Blumenauense de Caça e Tiro, as competições de pistola livre fecharam a série que reunia ainda pistola ar, fogo central e pistola livre, que apontava o troféu. O título foi parar nas mãos dos atiradores riossulenses, com Florianópolis em segundo e Chapecó em terceiro.
Já o xadrez feminino foi mais uma modalidade encerrada nesta quarta-feira, e Rio do Sul levou mais um troféu. Concórdia terminou em segundo e Blumenau em terceiro. As disputas masculinas ainda seguem até sexta-feira (17).
Por último, o bolão 23 feminino teve seus campeões decididos no início da noite desta quarta-feira, no Clube de Caça e Tiro Araújo, em Brusque. Na final se enfrentaram Rio do Sul e Brusque, e novamente os riossulenses levaram o troféu para casa, após vencerem a partida por 1.367 a 1.363. Timbó fechou em terceiro lugar e Lages em quarto.
Nesta quinta-feira está programado o encerramento de cinco modalidades com a entrega de mais oito troféus entre masculino e feminino. O tênis masculino é o primeiro deles, com mais um embate entre Florianópolis e Joinville. Nesta quarta-feira as duas equipes passaram o dia todo em quadra e acabaram deixando para o dia seguinte a decisão.
Os títulos dos dois naipes do caratê também estão em jogo. Até o momento, Joinville lidera a classificação parcial do masculino, enquanto Blumenau é o primeiro do feminino.
No tênis de mesa, as disputas por equipes finalizam a modalidade que já teve medalhas nas duplas (terça) e individual (quarta), de ambos os naipes. O vôlei de praia feminino ainda conhecerá sua dupla vencedora.
Por último, a natação fecha sua série de provas na tarde desta quinta-feira, na piscina do Caça e Tiro Araújo. Florianópolis no feminino e Joinville no masculino são os líderes da pontuação até o momento.
Meninas de Rio do Sul ficaram com o troféu do xadrez feminino (Foto: Epa Machado)
Assessoria de Imprensa da Fesporte
Acompanhe a cobertura completa da 50ª edição dos Jasc, em Brusque, em http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/atividades/jasc/jasc.htm e http://brusque.sc.gov.br/jasc/