A- A A+

A maior competição de esporte amador do Estado e seu idealizador, Arthur Schlösser, foram festejados na cerimônia de abertura do Cinquentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina, na noite desta quinta-feira (9), em Brusque. Com a Arena Multiuso Antônio “Neco” Heil lotada, a cidade sede da primeira edição dos Jasc deu as boas-vindas aos cerca de 6.700 atletas dos 85 municípios participantes, que disputarão 26 modalidades até o dia 18 de setembro.

Organizada por Adalberto Ghislandi, coreógrafo e presidente da comissão técnica da solenidade de abertura, a cerimônia teve como tema “O Sonho de Arthur”, apresentando a história da criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 1960 e a de seu idealizador, Arthur Schlösser. Participaram do espetáculo aproximadamente 380 figurantes, entre bailarinos, músicos, voluntários e crianças de escolas municipais. As coreografias e a iluminação especial foram pontos marcantes da festividade.


Foto: Saul Oliveira (SOL-ASCOM)

No início da cerimônia, a apresentação de percussão em tonéis adaptados fez o público vibrar ao som das batidas de um coração. A inovação do evento ficou por conta do desfile das delegações. Para evitar a demora da cerimônia e poupar os atletas, que puderam assistir à solenidade na arquibancada, os 86 municípios participantes foram representados simbolicamente por meninas vestidas de branco que carregaram as bandeiras das cidades. A única delegação a desfilar foi a anfitriã, Brusque, liderada pelo mascote da competição, que representa o brusquense Arthur Schlösser.


Foto: Saul Oliveira (SOL-ASCOM)

Na sequência, soldados do Tiro de Guerra 005 levaram ao palco as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina, de Brusque, da Fesporte e dos Jasc, que foram hasteadas respectivamente por Leonel Pavan, governador; Valdir Walendowsky, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; Paulo Eccel, prefeito de Brusque; Pedro Lopes, presidente da Fesporte; e Marcelo Cavichiolo, presidente da Comissão Central Organizadora. O Hino Nacional foi executado pela orquestra do Centro Empresarial de Brusque, com regência do maestro Sérgio Westrupp.


Foto: Saul Oliveira (SOL-ASCOM)

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, destacou Santa Catarina como um Estado de excelência esportiva, e que a atual política para o setor foi sensível a esta vocação, pois “incentiva atletas, federações, associações; investe em infraestrutura; mantém em dia o cumprimento anual do calendário estadual, com 381 eventos esportivos, incluindo as Olimpíadas Escolares, os Jogos da Terceira Idade, os Jogos Paradesportivos de Santa Catarina, instituídos neste governo e que servem de modelo para este segmento em todo o Brasil”.

Walendowsky ressaltou também o pioneirismo na criação e manutenção do Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte), que nos últimos cinco anos destinou 139,5 milhões em 1.604 projetos na área esportiva. “Para a realização dos Jasc, competição que envolve em 2010 mais de 7 mil pessoas, o Fundesporte investiu R$ 3,2 milhões”, disse o secretário.


Foto: Saul Oliveira (SOL-ASCOM)

O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, afirmou que o município tem três grandes objetivos nesta edição cinquentenária dos Jasc: “queremos surpreender Santa Catarina, deixar um legado cultural, organizativo e de infraestrutura, além de motivar investimentos públicos e privados para a realização dos Jogos Abertos”.

Já o governador Leonel Pavan destacou a importância dos Jasc para a vida dos atletas que defendem as cores de seus municípios. “Eu, que já participei como atleta, sei desse sentimento”. Pavan também agradeceu a presença de Gustavo Kuerten, o Guga, e de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, saudando-os como “grandes estrelas que orgulham nosso país”.


Foto: Saul Oliveira (SOL-ASCOM)

A declaração de abertura dos Jogos Abertos foi feita pela filha de Arthur Schlösser, Elisa Schlösser Niehbur, muito emocionada. Em seguida, foram anunciadas as homenagens aos criadores dos Jogos Abertos de Santa Catarina: Arthur Schlösser, Rubens Fachini, Manfredo Hoffmann e Orlando Muller. Também foi homenageada a esposa de Schlösser, Regina, na condição de “mãe” dos Jasc.

O tradicional juramento do atleta foi feito pelo bolonista brusquense Agostinho Boing. O ciclista Soelito Ghor e a jogadora de vôlei Kika Bado, dois atletas campeões por Brusque, conduziram a tocha olímpica e, junto com o tenista Gustavo Kuerten, fizeram o acendimento da pira. Ao final da solenidade, o público foi brindado com um show de fogos de artifício.


Foto: Saul Oliveira (SOL-ASCOM)

Acompanhe a cobertura completa da 50ª edição dos Jasc, em Brusque, em http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/atividades/jasc/jasc.htm  e http://brusque.sc.gov.br/jasc/

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito