A- A A+

Mateus Kobiyama venceu o Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2010, realizado nos dias 28 e 29 de agosto, em Curitiba, nas categorias sparring (luta) e fórmula (apresentação de golpes), com competidores de 14 a 16 anos de idade. O taekwondista recebe patrocínio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).

Aos 16 anos, Mateus competiu no nível 3, com faixa vermelha, contra três lutadores: um paulista, um catarinense e um paraguaio, que assim como ele já havia vencido o Mundial de Taekwondo. Apesar de ser um Campeonato Brasileiro, também são aceitas participações de atletas de outros países. “Ganhei todas as lutas e na fórmula venci devido a um desempate. Foi muito bom ser campeão neste campeonato, pois foi o último que disputei nesta categoria”, disse o taekwondista.

Agora Mateus treina para o Campeonato Estadual, que será disputado no dia 11 de setembro, no Sesc de Cacupé, em Florianópolis. “Neste campeonato eu já vou subir de categoria, pois vou pegar a faixa vermelha e preta, que já dá o direito de competir na categoria de faixas pretas”, explicou.

Em outubro, o atleta competirá no Pan-americano em Buenos Aires, na Argentina. Outro desafio deste ano será a mudança de categoria, em que vai lutar com competidores de 17 a 29 anos, a partir da primeira etapa do Brasileiro, que será disputada em novembro, na cidade de Balneário Camboriú. Para 2011, o atleta pretende obter a faixa preta e repetir na nova categoria sua trajetória vitoriosa.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, “o apoio à participação do esportista catarinense em competições estaduais, nacionais e internacionais integra uma política que pretende desenvolver o potencial do atleta e também o esporte de rendimento”.

Histórico

Mateus é natural de Curitiba, mas vive em Florianópolis desde 2003. Começou a treinar taekwondo aos 13 anos de idade. Em seu primeiro campeonato, o Sul Brasileiro de 2008, em Balneário Camboriú, o taekwondista já conquistou a medalha de ouro na categoria fórmula. Em 2009, foi campeão em sparring e vice-campeão em fórmula no Campeonato Brasileiro, realizado em Curitiba, e alcançou a 2ª colocação em sparring e a 3ª em fórmula no Sul Brasileiro, em Itajaí. No Campeonato Mundial, disputado nos Estados Unidos, Mateus venceu nas duas categorias.

Neste ano, no Campeonato Brasileiro, em Caxias do Sul, foi campeão em fórmula e vice-campeão em sparring. O atleta também conquistou o 1º lugar na categoria sparring e o 2º lugar em fórmula no Mundial de Taekwondo Songahm 2010 – considerado o maior torneio de artes marciais do mundo –, que foi realizado em junho, nos Estados Unidos.

Foto: divulgação/arquivo pessoal
Mateus Kobiyama vence Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2010 (Foto: arquivo pessoal)

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito