Uma sessão para convidados, promovida pela Arteris, empresa patrocinadora da mostra “Joan Miró: a força da Matéria”, reuniu na noite desta quinta-feira (10), empresários e autoridades ávidos por conferir a obra do renomado artista espanhol, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis. A mostra abre para público neste sábado (12) e segue até 15 de novembro com entrada gratuita (com distribuição de senhas).
O neto do artista, Joan Punyet Miro, foi a estrela da sessão avant-première. Para cerca de cem pessoas, no Cinema do Centro Integrado Cultura (CIC), ele apresentou vídeos, fotos de família e falou da relação do avô com a música, a poesia e as artes plásticas. No final, conduziu os convidados em uma visita guiada, falando dos elementos, da simbologia das obras e do período em que foram criadas.
Para o secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, que participou da première, receber uma exposição desta envergadura coloca Santa Catarina em posição de destaque no cenário cultural nacional e internacional. “É um momento histórico. A vinda de Miró para o Masc abrirá muitas portas. Esperamos entrar definitivamente no circuito de grandes eventos culturais”, afirmou.
David Diaz, presidente da Arteris, destacou que é política da empresa investir em ações culturais e contribuir para o desenvolvimento sócioeducativo de crianças e adolescentes que participam de projetos sociais. Além da mostra, a Artéria viabilizará recursos para realização de oficinas de arte para crianças, entre outras atividades.
A sessão também contou com a presença de Rosa Maria Malet, diretora da Fundació Joan Miró, de Barcelona, e em mensagem gravada em vídeo o presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ticardo Ohtake, reiterou a satisfação em trazer a mostra para Florianópolis.
Carla Coloniese
Ascom/SOL