Competição inicia no próximo dia 9 de setembro, com abertura na Arena Brusque
Cerca de 45 representantes dos 85 municípios que disputarão a edição Cinquentenária dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) estiveram presentes no congresso técnico da competição, que será disputada de 9 a 18 de setembro, em Brusque. Na oportunidade foram discutidos os últimos detalhes referentes à execução do evento, também foram sorteadas as chaves das modalidades coletivas e definida a programação de jogos. A abertura oficial dos Jasc será no dia 9 de setembro, na Arena Brusque, a partir das 19h30.
O congresso técnico aconteceu nesta segunda-feira (30), nas dependências da Sociedade Recreativa Bandeirante, e contou com a presença do prefeito Paulo Eccel; do vice, Evandro de Farias; do presidente da Fesporte, Pedro Lopes; da diretora de esporte, Lílian Fátima Pinto, do gerente de esportes de rendimento, Vinícius Bado; do presidente da Acesc, JB Telles; do presidente da FME de Brusque e do presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Marcelo Cavichiolo; do comendador Rubens Fachini, entre outros.
O presidente da Fesporte, Pedro Lopes, salientou a importância da comemoração do Cinquentenário dos Jasc, lembrando da necessidade de resgatar a história desse evento que é um dos mais importantes do calendário do Estado, e fez um paralelo. “Em 1960 o evento reuniu 14 cidade e 446 participantes. Hoje chegamos a 85 municípios e aproximadamente 6.700 atletas. Isso mostra o quanto o evento cresceu, mas também nos mostra que temos que buscar alternativas e fazer planejamento para delinear onde pretendemos chegar”, disse.
Pedro Lopes também lembrou do compromisso do Governo do Estado com o cumprimento do calendário de eventos e o esforço conjunto do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, em fazer com que todos os compromissos fossem cumpridos. Pedro Lopes também anunciou que o troféu de campeão geral dos Jasc receberá o nome de Rubens Fachini, uma homenagem em vida a esse homem que foi fiel companheiro do criador dos Jasc, Arthur Schlösser, e responsável por manter a chama do evento ainda acesa.
O prefeito Paulo Eccel deu as boas-vindas a todos e falou dos preparativos que o município vem fazendo para receber as delegações a partir do dia 9 de setembro. Falou da programação paralela às competições que está sendo feita e também fez o lançamento oficial do memorial dos Jasc, que será construído em Brusque para abrigar o museu do evento. Pediu ainda aos dirigentes municipais que disponibilizem para o memorial materiais, fotos, medalhas, boletins de edições anteriores dos Jogos Abertos.
Um dos ministrantes que já confirmou presença na programação paralela de palestras é o tenista Gustavo Kuerten, que fará uma demonstração sobre projetos que vem realizando no tênis. Também o medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, Renan Dal Zotto, hoje dirigente da Cimed, equipe tetracampeã da Superliga de vôlei masculina, terá um dia para conversar com dirigentes, atletas e interessados.
Após a cerimônia oficial, foi composta a mesa técnica para as últimas informações sobre as competições, número de participantes e sorteio das chaves. Como alguns municípios desistiram da participação em modalidades, algumas delas serão realizadas, mas por não cumprirem o regulamento de terem o mínimo de seis participantes, não contarão pontos para o quadro geral de classificação. São elas: duathlon e tênis, ambas no naipe feminino.
Pela primeira vez nos Jasc serão realizadas duas divisões na modalidade de futsal, isso porque ela já atingiu na edição de 2009 mais de 100 inscrições desde a fase classificatória. A divisão especial terá as seis equipes pré-classificadas: Tubarão, São Miguel do Oeste, Florianópolis, Chapecó, Jaraguá do Sul e Concórdia. Já na primeira divisão estarão Seara, Rio do Sul, Joinville, Sideropólis, Pinhalzinho, Lages, Blumenau, Capivari de Baixo, Brusque e Xaxim. Para 2011 outra modalidade deverá ter duas divisões, a bocha rafa vollo, que este ano também ultrapassou os 100 inscritos.
O atletismo será de 10 a 12 de setembro, na Pista de Atletismo do Sesi, e em caso de chuva a modalidade será automaticamente transferida para a cidade de Itajaí.
Assessoria de Imprensa da Fesporte
Sorteio das chaves das modalidades (Foto: Cláudia Sanz/Fesporte)