O turismo cultural está na estratégia do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com a Santur e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para movimentar a indústria. Produtos e serviços de qualidade, infra-estrutura e políticas direcionadas ao turismo, a cultura e ao esporte fomentam a atividade de maneira sustentável. A Santur com a promoção nacional e internacional do turismo catarinense caminha neste sentido, afirma o presidente da empresa responsável pela divulgação de Santa Catarina em feiras, eventos, ações comerciais e de marketing do Estado. "O melhor destino do Brasil trabalha para oferecer um turismo interno e externo cada vez mais profissional. As ações de divulgação seguem esta orientação. Grandes eventos, em cultura e esporte são importantes para a segmentação de roteiros e a regionalização do turismo que facilitam a venda dos destinos atualmente" diz o presidente da Santur, Valdir Valendowsky. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel concorda. "Com o Funcultural conseguimos tornar realidade muitos potenciais destinos de Santa Catarina, especialmente apoiando a realização dos eventos e produtos turísticos. Os eventos culturais atraem público o ano inteiro para diferentes regiões, geram divisas para o Estado", argumenta Knaesel. O 12º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul recebe convidados de várias regiões do Brasil e do Mercosul, além da comitiva da Finlândia, ampliando os horizontes para a produção européia e motivando a troca sem fronteiras de experiências e vivências culturais.
Eventos como o FAM inserem uma nova realidade turística em Santa Catarina e passam a ser vistos como produtos do turismo. Os eventos culturais, como as outras segmentações, são entendidos pelo trade catarinense como estratégicos para dar visibilidade e gerar divisas para o Estado, movimentando toda uma cadeia produtiva. Desta forma, o intercâmbio existente no segmento cultural é percebido como um meio de promover o desenvolvimento sócio-econômico da região.
Na avaliação de Anita Pires, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), houve um aumento substancial e de boa qualidade no número de eventos culturais em Santa Catarina. "Os eventos culturais promovidos no estado, como o FAM, qualificam cada vez mais Florianópolis como destino", ressalta.
A diversidade dos atrativos é apontada como uma forma de lidar com a sazonalidade. Com isso, o estado não ganha apenas no verão. “Esta é uma atividade que não polui e cria oportunidades em todas as regiões catarinenses”, destaca Gilmar Knaesel, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte. De acordo com ele, o intercâmbio cultural é muito interessante para promover o turismo. “O FAM é um evento que atrai público de países latino-americanos e também de outros estados brasileiros, e é um exemplo do porquê de termos numa única secretaria três áreas distintas tratadas num só conjunto. A cultura promove o turismo ao atrair e possibilitar alternativas de lazer aos visitantes."
Políticas de incentivo
Com o objetivo de intensificar a integração entre as três áreas, o governo do estado criou, em 2003, a Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Foram lançados os fundos estaduais de incentivo ao turismo (Funturismo), cultura (Funcultural) e esporte (Fundesporte), para o destino de verba específica a esses segmentos. “O nosso maior desafio, desde o inicio, foi o de promover a integração entre os segmentos para desenvolver, em torno desses eventos, a indústria do turismo” ressalta Knaesel.
Anita Pires confirma que Santa Catarina investe financeiramente neste segmento por meio do Funcultural (Fundo Estadual de Incentivo à Cultura). “O que é preciso ser feito agora é um estudo para qualificar o uso desse dinheiro e gerar cada vez mais resultados". Entre as ações desenvolvidas no estado, Pires fala sobre os conselhos estaduais criados para o turismo, cultura e esportes, no qual se elaboram e avaliam os projetos destinados a esses segmentos. “O turismo, com essa postura de integração, ainda vai longe. Os agentes culturais estão sempre monitorando os projetos destinados à cultura”, completa.