A- A A+

Lages recebeu nesta segunda (23) e terça-feira (24) do 1º Fórum das Instâncias de Governança do Estado de Santa Catarina, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, e organizado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim (ADR Vale), reunindo cerca de 150 pessoas ligadas ao turismo das dez regiões turísticas do Estado.

 

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, falou no Fórum sobre o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina, destacando a importância da atividade turística para a economia catarinense e a importância da regionalização do turismo, para que todas as regiões do Estado possam bem desenvolver essa atividade. “O fórum teve por objetivo um melhor entendimento de uma Instância de Governança e sua importância nesse processo de regionalização. Teve o propósito, também, de equiparar as informações que são necessárias ao desenvolvimento do turismo em todas as regiões de Santa Catarina, estimulando a participação igualitária de todas as regiões nas políticas estaduais”, ressaltou Valdir Walendowsky.

 

Uma das convidadas do Fórum foi a socióloga e diretora técnica do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Tania Zapata – consultora contratada pelo Ministério do Turismo para trabalhar as Instâncias de Governança – que falou aos presentes sobre a importância da regionalização e das governanças para o turismo sustentável. O Programa de Regionalização do Ministério do Turismo surgiu, de acordo com Tania, para descentralizar a gestão do turismo, qualificar, ampliar e diversificar a oferta turística no país. “Visa desenvolver o turismo que não seja apenas sol e mar”, ressaltou a convidada.

 

Sobre o programa de regionalização, Tania Zapata destacou em sua fala: "O Estado de Santa Catarina cumpriu as etapas de regionalização de forma ímpar. É um dos três Estados que as cumpriu", elogiou a diretora técnica do IADH sobre o fato de o Estado catarinense ter cumprido as etapas propostas pelo Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, assim como Minas Gerais e Paraná.

 

Tania Zapata ressaltou que a Governança é a nova forma de governar no século XXI: “Na Governança há projetos de interesse coletivo, com visão de médio e longo prazo”. Para isso são necessárias novas estratégias, como organização da sociedade, fortalecimento da economia local e do empreendedorismo, e ampliação dos valores da participação, da cooperação, da parceria e do pluralismo. Diante desse contexto, a consultora contratada pelo Ministério do Turismo afirmou que as Instâncias de Governança Regionais devem pensar estrategicamente a região, construir consensos, articular parcerias, construir projetos regionais viáveis, acompanhar a implementação dos planos e projetos, e promover o marketing da região turística a que pertencem. 

 

A gerente de políticas de turismo da SOL, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, apresentou as políticas públicas e a regionalização do turismo em Santa Catarina, apresentando alguns projetos que a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte está desenvolvendo, como o SC Rural, o Turismo Ferroviário, o Turismo Sustentável e Infância, os Observatórios de Turismo, o Turismo Acessível, entre outros. A gerente de políticas de turismo da SOL também atualizou os participantes sobre as mudanças na solicitação e aprovação de projetos, destacou a importância da visão à longo prazo no planejamento turístico, e falou sobre a segmentação turística de Santa Catarina, que apresenta atualmente os seguintes tipos de turismo: sol e praia, aventura, ecoturismo, esportes, cultural, lazer e entretenimento, negócios e eventos, náutico, saúde, religioso, rural e ferroviário.

 

A programação do Fórum incluiu, também, apresentação do diretor de marketing da Santur, Flávio Agustini, sobre o Plano Catarina e as interfaces regionais, na qual afirmou que serão fornecidas condições para que as Instâncias de Governança Regionais possam praticar o que foi estudado no plano. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), Carlos Gnata, e o presidente do Circuito do Ouro, Ubiraney de Figueiredo Silva, de Minas Gerais, apresentaram aos participantes o modelo de Instância de Governança de seus respectivos Estados, trocando experiências com os presentes.

 

As dez Instâncias de Governança do Estado de Santa Catarina também tiveram um momento para discussões, podendo trocar informações e sanar dúvidas com a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, e com Tania Zapata. "Esse evento é da maior importância. É um evento de troca, de construção de redes, no qual cada Instância pode aprender com a outra", afirmou a consultora. Para Valdir Walendowsky o Fórum aconteceu de uma forma que atendeu as expectativas da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

 

Representantes das 10 Instâncias de Governança no Fórum

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito