O município de Laguna, no sul do Estado, prepara-se para potencializar sua oferta turística a partir do desenvolvimento da arte do mosaico na cidade e da decoração de espaços públicos a partir dessa técnica. Por meio de um programa de colaboração estabelecido em novembro de 2009 entre as prefeituras de Ravenna, na Itália, e de Laguna, por intermédio da Santur, o município catarinense começa a por em prática o projeto no segundo semestre deste ano.
A partir da coincidência histórica entre as duas cidades – Anita Garibaldi nasceu no ano de 1821 em Laguna e faleceu em 1849 em Ravenna – o município catarinense pretende difundir a arte do mosaico por meio de intercâmbio entre artesãos e professores das duas localidades, já que Ravenna é conhecida como a “Cidade dos Mosaicos”.
Estão previstos no acordo a vinda a Laguna, por duas semanas, de dois professores de mosaico de Ravenna, que conhecerão como a arte é desenvolvida no município catarinense, e que ministrarão um curso para os artesãos e para os professores de arte da rede pública municipal. Três alunos deste curso ministrado em Laguna terão também a oportunidade de realizar um estágio de algumas semanas na cidade italiana.
O programa de colaboração pretende organizar, também, um grupo de trabalho para desenvolver um projeto de decoração da cidade com peças de mosaico, o que provavelmente impulsionará o turismo na região. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, presidente da Santur na época do acordo, reitera a importância do programa de colaboração para o fortalecimento do turismo na região turística Encantos do Sul, na qual Laguna está situada.