A- A A+

Neste sábado (14), a partir das 9h, as amazonas Andréa de Barros Fernandes Moreira e Bruna Barbosa Lima de Jesus e os cavaleiros Rodrigo Ribeiro Arnt Sant’Ana e Mauricio Marinho Falcão Koenig Borges participam da 6ª etapa da Liga Catarinense de Hipismo (LCH), na Cassettari Escola de Hipismo (CEHIP), em Florianópolis. Os quatro atletas são patrocinados pelo Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Para o secretário Valdir Walendowsky, “o apoio do Fundesporte auxilia no progresso desses jovens atletas e viabiliza o desenvolvimento do hipismo catarinense”.

 

Andréa de Barros Fernandes Moreira

 Aos 16 anos, Andréa compete no evento da Liga Catarinense de Hipismo saltando na categoria Jovem Cavaleiro A (JCA), com obstáculos de 1,10m de altura. Praticante da modalidade há seis anos, mantém desde 2006 uma rotina de treinamento de quatro a cinco dias por semana, e atualmente monta na CEHIP.

 

“O hipismo é um esporte complexo porque tanto o cavalo quanto a pessoa que monta têm que estar preparados como atletas e em sintonia perfeita. Por isso são chamados tecnicamente de ‘conjunto’. É também um esporte muito envolvente para os atletas e seus familiares, pois para participar destes torneios todos é necessário muito treino, muita dedicação, muito compromisso”, destacou Ana Fernandes, mãe de Andréa.        

Esta etapa da Liga Catarinense será encarada como uma prova-treino preparatória para o Campeonato Catarinense de Amazonas, agendado para os dias 20 a 22 de agosto e, principalmente, para o Campeonato Brasileiro de Amazonas, de 22 a 26 de setembro, com a participação esperada de 300 conjuntos inscritos de todo o país. Isto porque o cavalo de Andréa, Noir, está se recuperando de uma fissura no osso da pata e a amazona estreia na competição com uma égua alugada chamada Absolut. Os dois campeonatos – catarinense e brasileiro – serão realizados em Florianópolis, na Sociedade Hípica Catarinense, que conta com nova pista coberta.


Entre as várias conquistas da amazona estão o 6º lugar em sua categoria, disputada por 35 competidores, e o 12º lugar no geral, entre 75 conjuntos, no Campeonato de Saltos Nacional - Copa Cidade de Curitiba, em abril deste ano; a 1ª colocação no Campeonato da Liga Catarinense de Categorias Hipismo em 2009 na categoria JCA; a 2ª posição na categoria JCA do Campeonato Catarinense de Categorias em 2009 e o 2º lugar na prova nº 02 de JCA do Campeonato de Saltos Nacional Indoor XI na cidade de Curitiba (PR), também em 2009. Atualmente Andréa está na 4ª posição do ranking da Liga Catarinense de Hipismo.   

 


                        Foto: Grace Carvalho

 

 

Bruna Barbosa Lima de Jesus

 

Líder do ranking da Liga Catarinense de Hipismo, a amazona de 15 anos compete na categoria “0,90m escola” neste campeonato, sendo que no ano passado foi campeã na categoria com obstáculos de 0,80m, destaque da LCH e homenageada pela Federação Catarinense de Hipismo por sua participação individual e em equipe.

Incentivada pela mãe, que viu no hipismo uma oportunidade de ensino de concentração, disciplina e responsabilidade, a atleta iniciou a prática da modalidade em fevereiro de 2007. “Bruna sempre gostou de animais, em especial cavalos, e desde pequena diz que será veterinária”, declarou sua mãe, Solange Barbosa.

 

No mesmo ano, em sua primeira competição, foi campeã na categoria “varinha no chão”. Em 2008, passou para a categoria de 0,60m, sendo vice-campeã estadual e 4° lugar na Liga Catarinense. Já em 2009, na categoria 0,80m, se destacou e ganhou nove títulos. Neste ano, além de já ter sido campeã de uma etapa do Estadual, em junho foi vice-campeã da Copa de Florianópolis de Hipismo, e – por dois anos consecutivos – foi campeã de categoria da Liga Catarinense.

 

“Todo este destaque e sucesso da Bruna, é realizado, não só pela sua garra e dedicação, como também pela ajuda do Fundesporte, pois, como se trata de um esporte caro, não depende só dela, e sim do conjunto cavalo e amazona. O patrocínio é necessário para que possam treinar diariamente e participar dos campeonatos”, enfatizou Solange.

 

Bruna, assim como Andréa, também vai disputar o Campeonato Catarinense de Amazonas, nos dias 20 a 22 de agosto, e o Campeonato Brasileiro de Amazonas, de 22 a 26 de setembro, em Florianópolis, na Sociedade Hípica Catarinense, onde a atleta treina de terça-feira a sábado, de uma a duas horas por dia, variando de acordo com o calendário de competições.

 

 

                                  Foto: Marcelo Machado

 

 

Rodrigo Ribeiro Arnt Sant’Ana

  

Ocupando a 2ª posição no ranking da Liga Catarinense de Hipismo, o cavaleiro de 15 anos disputa esta etapa da LCH na categoria Pré-Júnior, com saltos em obstáculos com altura de 1,30m.

 

“Rodrigo gostava de montar cavalos de passeio, foi a uma aula experimental e gostou tanto do hipismo clássico que praticamente abandonou os outros esportes”, disse seu pai, Roberto Sant’Ana. Desde então, em janeiro de 2004, começou a praticar a modalidade, e hoje treina na CEHIP de quatro a cinco dias por semana, numa média de quatro a seis horas no total, dependendo da agenda de competições. “Fiquei apaixonado pelo hipismo e fui aos poucos praticando cada vez menos os outros esportes – como capoeira, judô, futebol de salão, basquete, natação, surfe, handebol e tênis de mesa –, embora continue gostando”, revelou o atleta.

 

Em seu currículo, dentre várias conquistas, destaca-se a inclusão na equipe brasileira que participou do Campeonato da Juventude, evento promovido pela Federação Equestre Internacional (FEI), realizado na cidade de Bogotá, na Colômbia, em outubro de 2009. Rodrigo tinha 14 anos e competia na categoria Pré-Júnior (1,30m). No mesmo ano, de acordo com os rankings da Confederação Brasileira de Hipismo, foi o cavaleiro catarinense melhor colocado nas categorias Jovem Cavaleiro A e Pré-Júnior.

 

Os próximos desafios de Rodrigo serão o CSIW/CSN 74º Aniversário de Santo Amaro, em São Paulo, de 02 a 05 de setembro, promovido pela Federação Paulista de Hipismo; os Jogos Abertos de Santa Catarina, de 11 a 12 de setembro, em Brusque; e o CSN Haras Fischer 2010, organizado pela Federação Catarinense de Hipismo, também em Brusque, de 17 a 19 de setembro.

 

 

                        Foto: Arquivo pessoal

 

 

Mauricio Marinho Falcão Koenig Borges

 

O atleta de 12 anos de idade compete no evento deste final de semana na categoria Pré-Mirim, com saltos em obstáculos com altura de 1,10m. O cavaleiro e seus familiares estão confiantes para esta prova. “Nesta semana adquirimos um cavalo novo muito competitivo e as chances de ganhar aumentaram bastante”, contou a mãe, Kátia Regina Koenig Borges.

 

Demonstrando grande interesse por cavalos desde pequeno, Mauricio aprendeu a montar na escolinha da Hípica Catarinense e pratica a modalidade há apenas dois anos e meio. Neste período, superou as expectativas e neste ano antecipou sua estreia na categoria Pré-Mirim, sendo que o tempo normal para alcançá-la é de cerca de cinco anos de treinamento. Na nova categoria, já conquistou títulos importantes a nível estadual e em etapa promovida pela Sociedade Hípica Paranaense, além de integrar a equipe catarinense no Campeonato Brasileiro de Pré-Mirim, realizado em julho, na cidade de Curitiba (PR).

 

Mauricio possui uma rotina de treinamento de uma hora por dia, de segunda-feira a sábado, na CEHIP. “Sua dedicação e amor pelo esporte vão muito além dos treinos com seu cavalo, ajudando quase todos os dias sua treinadora, Mariana Cassettari, a treinar outros cavalos do seu plantel, agregando cada vez mais experiência”, disse Kátia.

 

No próximo mês, o cavaleiro participa do CSN Aniversário de Santo Amaro, campeonato nacional da Confederação Brasileira de Hipismo, em São Paulo, de 02 a 05 de setembro; e do CSN Haras Ficher, de 17 a 19 de setembro, na cidade de Brusque.

 

Atualmente Mauricio ocupa o 2º lugar no ranking da Federação Catarinense de Hipismo e a 23ª colocação no da Confederação Brasileira de Hipismo, com quatro meses de atuação na categoria Pré-Mirim (1,10m). Prepara-se para, em 2011, mudar para a categoria Mirim (1,20m) e participar, além de outras competições, de seletivas para integrar a equipe brasileira no Sul-Americano, seu maior objetivo.           

                                  Foto: Grace Carvalho

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito