A- A A+

Contagem regressiva para o início da etapa mais esperada desta temporada do Pro Tork Campeonato Brasileiro de Motocross. Após ser a sede da final do Campeonato Mundial de Motocross, em 2009, a pista do motódromo Arthur Jachowicz, em Canelinha, recebe a quinta etapa do Brasileiro de Motocross, neste final de semana, 14 e 15 de agosto.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), com organização da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), e patrocínio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Pilotos e público já estão na expectativa por esta, que será a primeira vez que a pista receberá uma competição depois de ter seu traçado modificado e atualizado aos padrões internacionais para as disputas do Campeonato Mundial. Além da pista, que manterá exatamente o mesmo traçado usado na competição internacional, esta etapa terá boa parte da estrutura oferecida pela Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), em parceria com a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) durante o mundial.

A etapa mais tradicional do circuito nacional será também em clima de decisão. Além dos 25 pontos válidos pelo campeonato, os competidores brasileiros estarão na expectativa pela escolha dos pilotos que, junto com o mineiro Antônio Jorge Balbi Júnior, representarão o Brasil no Motocross das Nações, no dia 21 de setembro, em Denver, nos Estados Unidos. Estão na briga pelas três vagas restantes - dois titulares e um reserva-, o catarinense Pipo Castro, os paulistas Marcello “Ratinho” e Eduardo Lima, Thales Vilardi e o mineiro Swian Zanoni.

 
Foto: divulgação
Motódromo Arthur Jachowicz, em Canelinha, recebe a quinta etapa do Brasileiro de Motocross


O campeonato

Faltando quatro etapas para o final do campeonato, já é possível apontar os favoritos ao título Brasileiro na temporada 2010. Destaque para os pilotos Scott Simon, Davis Guimarães, Carlos Eduardo Franco, Anderson Amaral e Enzo Lopes que chegam para a etapa mais esperada do circuito nacional na liderança do campeonato.

Scott Simon lidera as duas principais categorias do campeonato, a MX1 e MX2. Na MX1, das quatro etapas já disputadas, o piloto norte-americano venceu três e lidera com 94 pontos. Na vice-liderança da categoria está o catarinense Cristopher “Pipo” Castro, com 65 pontos. Além de correr em casa, Pipo é um dos poucos pilotos que já conhece a nova pista de Canelinha, pois foi um dos representantes brasileiros na etapa final do mundial. “Acredito que o fato de eu ter participado do Mundial no ano passado, na pista de Canelinha, pode me dar certa vantagem em relação aos demais pilotos. Espero fazer em Canelinha um resultado que ainda não consegui esse ano”, disse Pipo.

Em terceiro lugar na classificação da MX1 está o paulista Marcello “Ratinho” Lima, com 60 pontos. A seu favor, Ratinho também tem a experiência de ter representado o Brasil na etapa do mundial disputada em Canelinha. “O Mundial foi a primeira prova que disputei depois de ficar algum tempo parado me recuperando de uma lesão. Ainda não estava muito bem, não sei se terei alguma vantagem, talvez por já conhecer o novo traçado, mas acredito que a corrida será igual para todo mundo”, declarou.

Na MX2, Scott lidera com 93 pontos, seguido de Marcello “Ratinho” com 62 e do gaúcho Douglas Parise, com 60 pontos. Leandro Smakovicz, apoiado pelo Fundesporte, é o melhor catarinense na categoria, ocupando a 12ª colocação.

O paranaense Davis Guimarães é o líder da categoria MX3 com 92 pontos, seguido pelo também paranaense Nico Rocha e do mineiro Nielsen Bueno. O catarinense melhor colocado nesta categoria é Milton “Chumbinho” Becker, na quinta colocação. Porém, Chumbinho não deverá participar da etapa de Canelinha, pois ainda se recupera de acidente sofrido em junho. Erivelto Nicoladelli, de Orleans, é o oitavo colocado, com 39 pontos.

A 230cc tem como líder Carlos Eduardo Franco, com 99 pontos, seguido por Nivaldo Viana e Ismael Rojas. O catarinense Eduardo Rosing, de Santa Rosa de Lima, é o quarto colocado na categoria. Seu conterrâneo, Germano Vandressen é o sétimo colocado.

Anderson Amaral lidera a classe 85cc com 101 pontos. O catarinense Rodrigo Riffel é o vice-líder com 75 pontos, seguido por Cezar Zamboni com 64 pontos. Northon Carvalho, de Porto União, é o quarto colocado. Hallex Dalfovo, de Balneário Camboriú é o sexto, com 54 pontos.

Na 65cc, Enzo Lopes e Kioman Munhoz estão empatados com 96 pontos. Enzo tem a vantagem da liderança por ser o vencedor da quarta etapa em Foz do Iguaçu. O catarinense José Brayan é o terceiro colocado com 78 pontos. Os catarinenses Leonardo de Souza e Bruno Couto estão na sexta e sétima colocação, respectivamente.

Para a etapa de Canelinha, Santa Catarina contará ainda com o reforço dos pilotos da equipe Yamaha/Grupo Geração: Anderson Cidade, Gabriel Gentil e João Paulo Feltz nas duas principais categorias, MX1 e MX2, e Richard Berois na MX3.


Programação

As motos entram na pista em Canelinha já na manhã de sábado (14), a partir das 8h30, para os treinos livres. No início da tarde, os motores voltam a funcionar para os treinos cronometrados. No domingo (15), o warm-up inicia às 8h30 e as motos entram na pista para valer a partir das 11h30, com a prova da categoria MX3.

 
Assessoria de Imprensa da Federação Catarinense de Motociclismo

 

 

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito