Objetivo é fazer levantamento sobre as condições do município em sediar os Jasc de 2012
A diretora de esporte da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Lílian de Fátima Pinto, em conjunto com outros integrantes da área técnica, entre eles Osvaldo Junklaus, estiveram na cidade de Caçador, nesta quarta-feira (11), para realizar uma vistoria na cidade. O município é um dos candidatos a sediar os Jogos Abertos de 2012. A outra cidade é Joinville.
Um relatório com o parecer técnico sobre as condições de Caçador, bem como Joinville, serão posteriormente encaminhados ao Conselho Estadual de Esporte (CED), que fará a escolha da cidade em sua reunião plenária durante o Cinquentenário dos Jogos Abertos, em Brusque, de 9 a 18 de setembro. Os Jasc são patrocinados pelo Governo de Santa Catarina, com o Fundesporte, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
Segundo Osvaldo Junklaus, a receptividade da comunidade caçadorense é um dos pontos altos da candidatura, que mobilizou diversos segmentos e reuniu representantes para que todos mostrassem o quanto seria importante para a cidade receber o maior evento esportivo do Estado. A última vez que Caçador recebeu os Jasc foi em 1978, portanto, há 32 anos.
Antes da vistorias a alguns dos locais que poderiam ser usados nas competições, o grupo técnico da Fesporte foi recebido pelo prefeito Saulo Sperotto e o vice Lucir Christ, além do secretário regional Gilberto Comazzetto, o vice-presidente regional da Fiesc e presidente da Funiarp, Gilberto Seleme, além do presidente da Fundação Municipal de Esportes, Beto Ferraz, e da presidente do CDL, Leila Romão, entre outras pessoas ligadas ao esporte. O objetivo da reunião, segundo os representantes municipais, era mostrar o envolvimento coletivo em busca conquista da sede. Um banner e material promocional com a frase: "Acredite nessa ideia", fazem parte da campanha caçadorense.
"Estamos trabalhando com a emoção, a vontade e a razão, e este tripé que nos torna preparados e fortalecidos para vencer esta disputa. Sabemos que é preciso de investimentos e, dentro das nossas limitações financeiras, vamos fazê-los. Além disso, buscaremos parcerias para que este sonho se torne realidade", afirma o prefeito Sperotto.
Já a diretora da Fesporte, Lílian Pinto, disse que o grupo caçadorense deve levar essa emoção e vontade de sediar os Jasc para a reunião do CED, quando será definida a cidade escolhida. "Caçador e Joinville têm motivações diferentes para pedir a sede, o que podemos destacar é que o envolvimento de todos os segmentos da cidade pode ser um aliado importante na conquista", diz. Segundo Junklaus, a pista de atletismo e a piscina são os principais investimentos a serem feitos.
Caçador já havia pedido a sede dos Jasc para 2011 e foi derrotado por Criciúma na escolha do CED. Mesmo assim o município vai realizar os Joguinhos Abertos de 2011.
Assessoria de Imprensa da Fesporte
Reunião com prefeito abriu vistoria da Fesporte em Caçador (foto divulgação)