A- A A+

O auditório da Unoesc recebeu 120 pessoas, entre gestores de turismo da região, secretários municipais e demais interlocutores do setor na região Oeste, nesta terça-feira, dia 3, para o Fórum de Regionalização do Turismo. Organizado pela Gerência de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com a participação da Santur e das nove Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) do Grande Oeste, o encontro teve a presença do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, João Carlos Grando, e da gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Sant’Ana Wypes de Liz.
A pauta no Oeste abriu discussões sobre a criação do conceito de cidade indutora, que será o ponto de referência para a região turística, para os poderes públicos tomaram como partida a aplicação de recursos e implantação de projetos nesta área. As candidatas foram as cidades de São Miguel do Oeste e Chapecó. A definição deverá sair de outro encontro na região, envolvendo as nove SDRs envolvidas (São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Quilombo, Xanxerê e Chapecó).


Os encontros do Fórum de Regionalização do Turismo promovem discussões e apresentam painéis técnicos que visam construir e fortalecer a gestão regional, consolidando a política estadual para o turismo. É uma oportunidade de ás regiões acrescentarem mais informações de seus atrativos e rotas. Além disso, são focadas ações prioritárias que atendam às demandas do desenvolvimento da indústria do turismo em Santa Catarina. A realização destes Fóruns também visa à criação do Salão Estadual do Turismo em 2008. “O fortalecimento do turismo nas demais regiões catarinenses é a base do desenvolvimento desta indústria de maneira sustentável em Santa Catarina. A gestão do turismo regional é fundamental para que a atividade seja constante, durante todas as estações do ano, com qualidade”, afirmou o secretário Gilmar Knaesel. O secretário Grando, disse em seu discurso que Santa Catarina deu um passo importantíssimo para alavancar ainda mais este setor, quando da criação do Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, à Cultura e ao Esporte. “É o único estado brasileiro a possuir este sistema de incentivo. Através dele, o Governo do Estado tem um orçamento de R$ 150 milhões por ano, volume de recursos que são descontados dos impostos das empresas e repassados às entidades”, disse secretário do Desenvolvimento Regional.
O Fórum tem por objetivo criar e fortalecer a gestão regional do turismo em Santa Catarina, buscando a consolidação da política estadual para o setor de acordo com a política nacional do Ministério do Turismo de Regionalização do Turismo. Desde março de 2008, nas nove regiões turísticas de Santa Catarina que recebem o Fórum de Regionalização do Turismo, mais de 500 pessoas foram envolvidas nestes eventos. Participam associações comerciais, entidades de classe, trade turístico, sociedade civil organizada, profissionais, e professores envolvidos com as organizações locais ligadas ao turismo nos municípios. O resultado é a criação de instâncias de gerenciamento de prioridades, ações e projetos de acordo com cada realidade local.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito