A- A A+

Olides Millezi Neto conquistou o 1º lugar na prova de triathlon cross-country do X-Terra Brazil na categoria masculina de 30 a 34 anos. A competição, realizada em Mangaratiba (RJ) no dia 07 de agosto, é a principal prova do ano no país e uma das etapas seletivas para o circuito mundial, que será disputado no Havaí no mês de outubro. O atleta é patrocinado pelo Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

 

A prova de triathlon do X-Terra Brazil correspondia a 1,5 km de natação, 29 km de mountain bike e 9 km de corrida em trilha, com obstáculos em terrenos variados como riachos, lamaçais, pedras, terra, areia e vegetação nativa da Mata Atlântica. “A prova foi muito boa, com trilhas, subidas e descidas, bem como gosto e treino”, disse Neto. “Nadei bem, saí da água entre os 20 primeiros colocados. No percurso de mountain bike busquei alguns adversários. Melhorei bastante meu desempenho nesta modalidade. Já no trecho de corrida, consegui passar ainda mais dois adversários, sendo um da minha categoria. Tive um desgaste maior em decorrência do esforço realizado na mountain bike, mas nada que tirasse a conquista da primeira colocação. Foi duro, mas valeu a pena!”, revelou o triatleta, que deixou para trás 40 competidores da sua categoria. Na classificação geral, Neto alcançou o 11º lugar com o tempo total de 2h49min15s, cerca de 28 minutos após o campeão da prova, Dan Hugo, da categoria de elite.


O próximo desafio de Neto é o circuito mundial de triathlon, que será realizado em Maui, no Havaí, em outubro. Para enfrentar o X-Terra World Championship, ele se prepara com um treinamento diferenciado este ano, enfatizando o ciclismo e a corrida. Sendo o segundo atleta brasileiro que mais participou desse mundial, Neto também vai fazer uso das técnicas obtidas nos três anos consecutivos em que competiu no torneio. Para ele, “o mundial é totalmente diferente do que encontramos nos terrenos aqui no Brasil. Aqui temos lama, riachos, e lá temos muita pedra solta e poeira vindas dos pés do vulcão Haleakala. É uma prova de mais resistência, misturada com explosão”.

 

O triatleta compete desde 2006 pela equipe TRIAL de Balneário Camboriú. De seus resultados mais importantes, destaca-se o 6º lugar na categoria de 25 a 29 anos no X-Terra World Championship 2009, tornando-se o brasileiro melhor colocado em sua categoria. O triatleta também foi campeão da Nissan X-Terra Brazil 2008, 2º melhor brasileiro no X-Terra World Championship 2008 no Havaí, 4º colocado no X-Terra Brazil 2007 na categoria de 25 a 29 anos, entre outros títulos.

Foto: divulgação / Olides Millezi Neto
Foto: divulgação / Olides Millezi Neto

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito