A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e o Instituto Selvino Caramori estão finalizando o 3º Festival da Música e da Integração Catarinense, evento que se tornou vitrine para artistas de Santa Catarina que buscam sair do anonimato. O encerramento da edição 2009/2010 é marcado pela entrega de DVDs do festival para os autores das músicas classificadas. As composições ganharam visibilidade ao percorrem o Estado. Os participantes do Oeste já receberam o vídeo. Entre 09 e 13 de agosto, a distribuição acontecerá em cidades litorâneas, nas Secretarias de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna e Itajaí. O Norte, o Médio Vale e a Serra também serão contemplados.
Um dos objetivos do evento, idealizado pelo cantor Luiz Meira, é destacar a qualidade musical catarinense e divulgá-la para o país. Músicos de todas as regiões do Estado cadastraram canções inéditas. Das 2.300 composições inscritas, 700 foram classificadas e 140 subiram ao palco, em 30 etapas regionais.
O Femic tem o apoio do governo de Santa Catarina por meio do Fundo de Incentivo à Cultura. Para o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, o evento resgata uma tradição que contribuiu para impulsionar a música brasileira. “Os festivais populares realizados no passado revelaram grandes nomes da nossa música popular, e essa é uma das propostas do Femic, criar oportunidades para os músicos da terra. O nível técnico dos compositores e intérpretes melhora a cada edição”, afirma.