O Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Rubens Walendowsky, participou na noite de ontem (05) da abertura do Seminário sobre o desenvolvimento turístico das cidades catarinenses, realizado pelo Instituto Marka, que acontece até amanhã (07) em Florianópolis. Unindo gestores públicos, representantes de cursos universitários de turismo, empresários do setor, entre outros, o Seminário começou com a fala do secretário Valdir Walendowsky a respeito do Marketing Turístico Catarinense, em uma apresentação sobre as políticas públicas de turismo desenvolvidas no Estado.
Em sua exposição o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte fez um breve histórico de ações importantes para o desenvolvimento dessas áreas em Santa Catarina, como a criação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo, Cultura e Esporte (PDIL); e a implantação dos Fundos Estaduais de Incentivo ao Turismo, à Cultura e ao Esporte (Funturismo, Funcultural e Fundesporte). O secretário Valdir ressaltou também, o interesse de outros Estados brasileiros na forma de planejamento e de gestão do turismo catarinense, como é o caso de Minas Gerais, cuja Secretaria de Estado de Turismo – que nessa semana selou um acordo de cooperação turística com Santa Catarina – virá ao nosso Estado para ver como é realizado o planejamento e o desenvolvimento do turismo catarinense.
O secretário afirmou que no ano de 2009 a participação do turismo no PIB catarinense correspondeu a 12,5%, o que faz a atividade ser considerada como extremamente importante ao Estado. A diversidade catarinense também foi lembrada na palestra: “temos 27 etnias em Santa Catarina, quanto mais andamos pelo Estado mais percebemos isso”, disse Walendowsky citando como exemplo o município de Treze Tílias, que tem a maior colônia austríaca do mundo fora da Áustria.
O Plano Catarina de Marketing também foi apresentado pelo secretário: “o plano realizou uma radiografia completa de como nosso Estado está hoje em relação ao turismo. É muito importante, pois a partir dele iremos projetar o futuro, até 2020, vendo aonde queremos chegar, o que queremos ser, e como vamos desenvolver o turismo daqui para frente”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Rubens Walendowsky.
Foto: Saul Oliveira - SOL ASCOM