A- A A+

A golfista Julia Debowski, de 13 anos, conquistou o 5º lugar na categoria até 16 anos na etapa sul-americana do torneio Faldo Series, realizado no Alphaville Graciosa Clube, em Curitiba, de 26 a 30 de julho. A atleta é patrocinada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte.

“Uma das diretrizes do Fundo é promover o desenvolvimento do esporte e do potencial de atletas promissores, como a Julia”, disse Valdir Walendowsky, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

A Faldo Series é uma competição internacional que reúne os melhores golfistas juvenis. Criada há 12 anos a partir de uma iniciativa do britânico Nick Faldo, vencedor de seis majors (torneios que compõem o Grand Slam do golfe), a competição conta pontos para o ranking mundial do R&A, órgão máximo da modalidade.  

Para a mãe da atleta, Sheila Maddalozzo, a participação no torneio foi muito importante. “Ficamos felizes pela qualidade do jogo da Julia, ela teve um desempenho excelente, com uma pontuação inédita, e demonstrou um grande potencial, observado e comentado também pelos olheiros que estavam presentes”.

Com uma intensa agenda de competições, Julia já se prepara para participar do Aberto do Estado de São Paulo, em São Carlos, daqui a duas semanas. As próximas disputas no circuito Juvenil Nacional serão em Búzios (RJ), no mês de outubro, e em São Carlos (SP), em dezembro. Até o final do ano, a golfista enfrenta as competições das Federações paranaense e catarinense, com etapas nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Joinville e Florianópolis.

A atleta, considerada uma promessa para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, já acumula um histórico vitorioso. Em 2009, Julia permaneceu invicta no Tour Juvenil Nacional, vencendo todas as cinco etapas da competição. Neste ano, ganhou as três primeiras etapas do torneio e está na liderança do ranking na categoria até 15 anos e na segunda posição na categoria até 18 anos. Foi classificada para representar o Brasil no campeonato Pré-Juvenil Sul-Americano, que acontecerá no Uruguai, em setembro.

Estes bons resultados permitiram que a atleta participasse de importantes campeonatos adultos nacionais, como o Aberto Sul-Brasileiro em Porto Alegre (abril), o Aberto do Estado do Rio de Janeiro (junho), o Aberto do Estado do Paraná (junho) e agora o Aberto do Estado de São Paulo (agosto). “Todos estes campeonatos são muito importantes para eu aperfeiçoar meu treinamento, pois encontro os melhores jogadores do país, em novos campos e experiências. Só posso evoluir se continuar jogando nesse nível de competição. E tudo isso é possível graças ao patrocínio do Fundesporte, que me apoia desde 2009”, declarou a golfista.

Mundial da Escócia
A Faldo Series foi a mais recente competição de Julia, logo após a atleta retornar do “Junior Open Championship”, realizado na primeira quinzena de julho no Lundin Golf Club, em Fife, na Escócia. Neste campeonato mundial, a golfista representou o Brasil na categoria juvenil, junto com o gaúcho William Clarke. “Esta competição é bem importante, tinha 77 países, cada um representado por um casal de jovens até 16 anos. Participar deste torneio foi uma grande oportunidade para conhecer o país em que o golfe nasceu”, declarou a atleta.

Em seu primeiro torneio internacional, Júlia conquistou o 5º lugar na categoria feminina “bronze”, na disputa com outros 19 competidores de diversas nacionalidades. O resultado foi considerado ótimo, tendo em vista que a atleta nunca havia jogado em um campo tipo links, de vegetação baixa.

Encerrada a competição, os jovens esportistas participaram de um jogo amistoso entre os atletas das categorias silver e bronze, e tiveram a oportunidade de assistir durante dois dias ao British Open em St. Andrews, o maior torneio do mundo. “Pude ver o Tiger Woods e muitos outros grandes profissionais em ação. Foi uma experiência fantástica”, afirmou Julia.

Seleção pré-olímpica
Julia Debowski integra, juntamente com outros quatro atletas, a primeira equipe pré-olímpica de golfe do país, sob o comando do treinador Mariano Fabeiro e do preparador físico Diego Dip Martini. Ela treina cinco vezes por semana, durante 2 a 3 horas diárias, no Costão Golf, na Praia do Santinho, em Florianópolis.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito