Inovatur

Summit Cidades – Florianópolis

O Summit Cidades é um evento anual que reúne especialistas, líderes e pensadores de todo o mundo para discutir soluções para os desafios urbanos enfrentados pelas cidades. O evento tem como objetivo propagar ideias e iniciativas de tecnologia e inovação, criando um espaço de aprendizado que une esferas públicas, privadas e acadêmicas. Essas parcerias têm como objetivo trazer benefícios para a sociedade. Em sua última edição, realizada em Florianópolis, o evento trouxe uma série de debates e palestras sobre o futuro das cidades e como torná-las mais inteligentes e sustentáveis.

O evento realizado em 2022 contou com a participação de palestrantes de renome, como o Professor e Doutor em Psicologia e Neurociências Cognitivas na Universidade de Aveiro-União Europeia, Hugo de Almeida, que apresentou o caso das cidades inteligentes e sustentáveis no Médio Oriente, Masdar City e Neom City. Além disso, líderes e especialistas locais também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e soluções para os desafios urbanos enfrentados por Florianópolis e outras cidades brasileiras no painel “As cidades e o futuro: modelo de pacto de inovação”. Esse painel contou com Clarissa Stefani Teixeira, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina – VIA Estação do Conhecimento, Luís Humberto de Mello Villwock – Coordenador técnico do Pacto Alegre e Gustavo Pacher – Coordenador Geral do Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocú.

Em resumo, o Summit Cidades 2022 em Florianópolis foi um evento importante para a discussão de soluções inovadoras para os desafios urbanos enfrentados pelas cidades brasileiras e mundiais. Os debates e palestras trouxeram ideias interessantes sobre mobilidade urbana, planejamento urbano e sustentabilidade, e as atividades práticas permitiram que os participantes vissem essas ideias em ação. Espera-se que o evento de 2023, que acontecerá nos dias 26 a 28 de junho, no CentroSul em Florianópolis, ajude a inspirar novas soluções urbanas em todo o país e a tornar as cidades brasileiras mais inteligentes, sustentáveis e equitativas. Para mais informações acesse o Summit Cidades.

Fonte: Summit Cidades